Este estudo investigou o uso de saberes populares utilizados na prática docente de professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas de Nova Olinda do Norte/AM. Esta pesquisa qualitativa, conduzida no primeiro semestre de 2023, fundamentou-se na realização de entrevistas com cinco professores que possuem experiência em docência de 5 a 24 anos. Para tanto, utilizou-se um questionário que versou sobre: Realização de atividades didáticas considerando os saberes populares das crianças ou comunidade; principais saberes populares utilizados na prática docente; as possibilidades de utilizar os saberes populares na prática docente; sugestões para incentivar professores a utilizar os saberes da cultura local nas práticas pedagógicas. Os professores entrevistados relataram o uso dos saberes populares com o intuito de estimular as habilidades orais, cognitivas e sociais dos alunos. Relatou-se, também, o uso dos saberes populares como forma de valorização da cultura local e da identidade amazônica. Em relação aos saberes populares utilizados na prática docente, os entrevistados relataram o uso de cantigas de roda para trabalhar a lateralidade e a interação social; e ditados populares para o reconhecimento dos fonemas, palavras e letras. Ademais, todos os professores participantes da pesquisa afirmaram fazer uso, rotineiramente, dos saberes populares para tornar as aulas dinâmicas e instigantes para os alunos. Esses relatos indicam que os saberes populares podem ser ferramentas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, como também o ensino de conceitos que abrangem as áreas de ciências naturais, geografia, português, história, entre outras.