INTERFACE ENTRE OS SABERES POPULARES E AS ATIVIDADES DIDÁTICAS REALIZADAS POR PROFESSORES DE NOVA OLINDA DO NORTE (AMAZONAS)
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103887 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1436 "inscrito_id" => 7625 "titulo" => "INTERFACE ENTRE OS SABERES POPULARES E AS ATIVIDADES DIDÁTICAS REALIZADAS POR PROFESSORES DE NOVA OLINDA DO NORTE (AMAZONAS)" "resumo" => "Este estudo investigou o uso de saberes populares utilizados na prática docente de professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas de Nova Olinda do Norte/AM. Esta pesquisa qualitativa, conduzida no primeiro semestre de 2023, fundamentou-se na realização de entrevistas com cinco professores que possuem experiência em docência de 5 a 24 anos. Para tanto, utilizou-se um questionário que versou sobre: Realização de atividades didáticas considerando os saberes populares das crianças ou comunidade; principais saberes populares utilizados na prática docente; as possibilidades de utilizar os saberes populares na prática docente; sugestões para incentivar professores a utilizar os saberes da cultura local nas práticas pedagógicas. Os professores entrevistados relataram o uso dos saberes populares com o intuito de estimular as habilidades orais, cognitivas e sociais dos alunos. Relatou-se, também, o uso dos saberes populares como forma de valorização da cultura local e da identidade amazônica. Em relação aos saberes populares utilizados na prática docente, os entrevistados relataram o uso de cantigas de roda para trabalhar a lateralidade e a interação social; e ditados populares para o reconhecimento dos fonemas, palavras e letras. Ademais, todos os professores participantes da pesquisa afirmaram fazer uso, rotineiramente, dos saberes populares para tornar as aulas dinâmicas e instigantes para os alunos. Esses relatos indicam que os saberes populares podem ser ferramentas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, como também o ensino de conceitos que abrangem as áreas de ciências naturais, geografia, português, história, entre outras." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7625_TB1436_15112023163554.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINEY ALAGOAS JEFFERSON" "autor_nome_curto" => "CRISTINEY" "autor_email" => "alagoascristiney94@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103887 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1436 "inscrito_id" => 7625 "titulo" => "INTERFACE ENTRE OS SABERES POPULARES E AS ATIVIDADES DIDÁTICAS REALIZADAS POR PROFESSORES DE NOVA OLINDA DO NORTE (AMAZONAS)" "resumo" => "Este estudo investigou o uso de saberes populares utilizados na prática docente de professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas de Nova Olinda do Norte/AM. Esta pesquisa qualitativa, conduzida no primeiro semestre de 2023, fundamentou-se na realização de entrevistas com cinco professores que possuem experiência em docência de 5 a 24 anos. Para tanto, utilizou-se um questionário que versou sobre: Realização de atividades didáticas considerando os saberes populares das crianças ou comunidade; principais saberes populares utilizados na prática docente; as possibilidades de utilizar os saberes populares na prática docente; sugestões para incentivar professores a utilizar os saberes da cultura local nas práticas pedagógicas. Os professores entrevistados relataram o uso dos saberes populares com o intuito de estimular as habilidades orais, cognitivas e sociais dos alunos. Relatou-se, também, o uso dos saberes populares como forma de valorização da cultura local e da identidade amazônica. Em relação aos saberes populares utilizados na prática docente, os entrevistados relataram o uso de cantigas de roda para trabalhar a lateralidade e a interação social; e ditados populares para o reconhecimento dos fonemas, palavras e letras. Ademais, todos os professores participantes da pesquisa afirmaram fazer uso, rotineiramente, dos saberes populares para tornar as aulas dinâmicas e instigantes para os alunos. Esses relatos indicam que os saberes populares podem ser ferramentas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, como também o ensino de conceitos que abrangem as áreas de ciências naturais, geografia, português, história, entre outras." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7625_TB1436_15112023163554.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINEY ALAGOAS JEFFERSON" "autor_nome_curto" => "CRISTINEY" "autor_email" => "alagoascristiney94@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }