A educação escolar é significante para formação de caráter e cidadania do indivíduo na sociedade, é um dever e direito constitucional de todos, como discorre na legislação Brasileira. Dentre os espaços que a educação encontra-se presente na sociedade, a escola se manifesta como um ambiente importante para a educação inclusiva. No entanto, para que a educação se torne inclusiva, é necessário novas estratégias didáticas, reestruturação do ensino escolar e inovação tecnológica, a fim de ser exercida pelo professor, de modo que, seja proveitosa quanto a valorização da indiferença, através da interação e aprendizagem do aluno. Ademais, este trabalho aborda uma pesquisa qualitativa em desenvolvimento no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar opiniões de um grupo licenciandos de Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense, sobre o uso do recurso didático baralho animal, como estratégia didática no ensino escolar. Os resultados alcançados até o momento, revelam que o recurso baralho animal é um material atrativo, interativo com conhecimento, promovendo a contextualização do assunto Reino Animal.