MARINHO, Jennifer Paloma De Sousa et al.. Projeto paladar: saboreando conhecimentos. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103974>. Acesso em: 25/11/2024 03:17
Este texto é resultado do projeto desenvolvido com uma turma de 1º período, no Centro de Educação Infantil 01 de Brasília, durante a participação no Programa da Residência Pedagógica da UDF. Estabelecemos como objetivo instigar uma alimentação saudável junto às crianças e promover a reflexão do papel da alimentação no ambiente escolar junto aos professores. É fundamental que o corpo docente reflita sobre a importância da alimentação no processo de ensino-aprendizagem dentro do seu contexto real. A alimentação saudável durante a vivência escolar é resguardada por diversos documentos norteadores, Base Nacional Comum Curricular (2017), Currículo em Movimento do DF (2018) e Alimentação na Educação Infantil (2021). Tais documentos sugerem que a temática da alimentação não seja abordada apenas no momento da refeição, mas também através de atividades e brincadeiras dentro da rotina pedagógica. A partir do planejamento e da execução de ações pedagógicas lúdicas foi perceptível a mudança de hábitos, principalmente nos momentos do almoço e do lanche, quando as crianças começaram a se alimentar melhor a cada dia. As crianças passaram a associar o trabalho que desenvolvíamos durante o projeto com o seu dia-a-dia. Dessa forma, se faz mais que necessário uma maior intervenção por meio de medidas educativas dentro da sala de aula, visando uma melhor compreensão por parte das crianças acerca desse assunto. Apostamos que por meio da conscientização sobre uma boa alimentação as crianças possam aprender bons hábitos alimentares para desfrutar de uma vida mais saudável.