SAGRILO, Marcine Cortes et al.. Oficina: a nálise da qualidade da água. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102885>. Acesso em: 22/11/2024 02:36
A atividade foi desenvolvida através do Programa Residência Pedagógica, o qual é um programa fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que fomenta projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior (IES), contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura (BRASIL, 2018). O programa é constituído por projetos de diversas IES, onde cada um destes organiza seus subprojetos. O Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) participa atualmente do Edital de 24/2022 através de 3 subprojetos em 3 núcleos distintos (três câmpus). O núcleo do Instituto Federal Farroupilha campus São Vicente do Sul é composto por uma docente orientadora, três preceptoras e quinze residentes graduandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química do IFFar. Nesse sentido, o núcleo realiza o desenvolvimento de atividades de regência e projetos do Programa Residência Pedagógica. As regências são separadas em três módulos dentro de 18 (dezoito) meses, sendo cada módulo contemplado com formações contínuas, planejamentos e realização de aulas, mediação de oficinas e criação de projetos dentro da comunidade escolar. Ao final do tempo estimado do programa, cada residente apresenta o Trabalho de Conclusão do Residência (TCR), que consiste em uma produção científica com a finalidade de mostrar os conhecimentos adquiridos durante o processo formativo. Desta forma, o núcleo atua em três escolas públicas de educação básica estaduais da região de São Vicente do Sul: Escola Nossa Senhora das Vitórias em Cacequi, Escola São Vicente em São Vicente do Sul e a Escola Salgado Filho em São Francisco de Assis. A atividade foi realizada com as turmas do ensino fundamental anos iniciais da escola (1 ao 5 ano), com o objetivo de trabalhar com o tema em questão: Meio Ambiente, no qual estava sendo comemorado a semana do meio ambiente. Para contextualizar foram levadas amostras de água para serem analisadas pelos estudantes, juntamente com o auxílio dos slides e da explicação dos residentes, possuíam lamínulas com amostra das águas de três locais diferentes: água do açude do IFFar, água do córrego de São Francisco de Assis e água da torneira. Dessa forma, a atividade busca envolver a educação ambiental aos alunos, assim O ambiente escolar pode ser considerado um dos locais onde o futuro cidadão dará os primeiros passos para sua conscientização no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. É na escola que o aluno dará sequência ao processo de socialização iniciado emcasa e portanto, possui um papel importante no que diz respeito ao processo de formação tanto social, quanto ambiental dos alunos. (DA SILVA, p. 168, 2016). Através disso, ao abordamos educação ambiental na escola, a água é um excelente assunto para ser discutido em sala de aula, sendo constantemente em pauta no cotidiano dos cidadãos, abordado por diversas mídias, segmentos sociais e presente em documentos curriculares, legislações, em livros didáticos e objeto de propostas pedagógicas (FREITAS e MARIN, p. 236 , 2015). Proporcionando assim, um papel importante ao contribuir para a formação dos alunos com práticas educativas voltadas à compreensão da realidade local e global e conscientizando hábitos e atitudes ao uso racional da água.