A educação física vem se estabelecendo e estruturando, não medindo esforços entre seus estudiosos para encontrar a melhor maneira, forma, atitude, expressão, no que diz respeito à sua condição como ciência. Linhas metodológicas foram surgindo, todas elas em busca do que contemplasse as diversas formas do pensar e realizar e, ainda, refletir na prática o que o contexto sócio político educacional traz em suas entrelinhas. As atividades rítmicas e expressivas/dança se manifestam como um conteúdo a ser trabalhado na educação básica, especificamente na disciplina de educação física a partir do conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, integradas ao movimento corporal e as coreografias. Metodologia: Revisão bibliográfica por assunto. Utilizou-se como referências, publicações de artigos científicos nas bases de dados BIREME (LILACS) e SCIELO de 2008 à 2021 e livros publicados de 1982 à 2015 consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico da Vitória (CAV-UFPE). Objetivo: Apresentar o conteúdo, atividades rítmicas e expressivas/dança alicerçada aos métodos de ensino-aprendizagem da educação física como possibilidade de ensino nas aulas de educação física na educação básica. Considerações finais: As metodologias de ensino podem ser utilizadas com bom senso por aqueles que fazem a educação física escolar e o conteúdo atividades rítmicas e expressivas/dança serem vivenciados por meio do movimento que mostram a expressão do aluno, no intuito de torná-lo um cidadão crítico, participativo e responsável, expressando-se e desenvolvendo sua auto expressão.