JUVENTUDES E INTERVENÇÃO CRIATIVA NA CIDADE: LAMBES, LETTERING E ENCONTROS ENTRE ARTE, VIDA E SOCIEDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE ARTES VISUAIS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105168 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2878 "inscrito_id" => 9137 "titulo" => "JUVENTUDES E INTERVENÇÃO CRIATIVA NA CIDADE: LAMBES, LETTERING E ENCONTROS ENTRE ARTE, VIDA E SOCIEDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE ARTES VISUAIS" "resumo" => "A presente escrita trata de uma experiência do PIBID de Artes Visuais em um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino em Criciúma/SC. Uma sequência didática que apresenta algumas das linguagens das Artes Urbanas na sala de aula com o objetivo de propiciar aos estudantes o conhecimento acerca da cultura hip hop, a experimentação de técnicas, materiais e processos de criação artística diversos, bem como a expressão de suas emoções, ideias, reflexões, críticas e questionamentos acerca da vida e da arte. A aproximação das relações arte e vida deu-se em uma abordagem de práticas com algumas das linguagens da cultura hip hop, tão próximas das juventudes e em especial da comunidade na qual se insere a escola na qual foram realizadas as ações pedagógicas deste relato. Optou-se pelas linguagens e possibilidades do cartaz lambe-lambe e de práticas com o lettering para que os estudantes pudessem elaborar as suas produções. Buscou-se articular a trajetória do professor supervisor - indivíduo mais experiente na relação - com a formação docente inicial na pesquisa, organização e aplicação de saberes, metodologias de ensino e práticas próprias do ensino da arte na contemporaneidade. Criar cenários propícios a um processo ensino-aprendizagem que efetivamente contribuíssem no avanço da formação dos alunos, aproximando-os da arte em seu entorno." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9137_TB2878_20112023211923.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "tropeiraspaisagens@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105168 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2878 "inscrito_id" => 9137 "titulo" => "JUVENTUDES E INTERVENÇÃO CRIATIVA NA CIDADE: LAMBES, LETTERING E ENCONTROS ENTRE ARTE, VIDA E SOCIEDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE ARTES VISUAIS" "resumo" => "A presente escrita trata de uma experiência do PIBID de Artes Visuais em um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino em Criciúma/SC. Uma sequência didática que apresenta algumas das linguagens das Artes Urbanas na sala de aula com o objetivo de propiciar aos estudantes o conhecimento acerca da cultura hip hop, a experimentação de técnicas, materiais e processos de criação artística diversos, bem como a expressão de suas emoções, ideias, reflexões, críticas e questionamentos acerca da vida e da arte. A aproximação das relações arte e vida deu-se em uma abordagem de práticas com algumas das linguagens da cultura hip hop, tão próximas das juventudes e em especial da comunidade na qual se insere a escola na qual foram realizadas as ações pedagógicas deste relato. Optou-se pelas linguagens e possibilidades do cartaz lambe-lambe e de práticas com o lettering para que os estudantes pudessem elaborar as suas produções. Buscou-se articular a trajetória do professor supervisor - indivíduo mais experiente na relação - com a formação docente inicial na pesquisa, organização e aplicação de saberes, metodologias de ensino e práticas próprias do ensino da arte na contemporaneidade. Criar cenários propícios a um processo ensino-aprendizagem que efetivamente contribuíssem no avanço da formação dos alunos, aproximando-os da arte em seu entorno." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9137_TB2878_20112023211923.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "tropeiraspaisagens@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }