Este estudo aborda a relação entre esporte e gênero, reconhecendo a importância de enfrentar estereótipos, desigualdades e avanços nesse contexto. O plano de aula elaborado para o ensino médio tem como objetivo promover a reflexão sobre essas questões, considerando que os estudantes estão em um estágio crucial de formação de identidade e consciência crítica. A abordagem busca desconstruir estereótipos e preconceitos, incentivando os jovens a refletir sobre as desigualdades de gênero no esporte e seu impacto negativo nas mulheres. O plano de aula foi dividido em cinco etapas, incluindo uma introdução teórica sobre o esporte, uma discussão sobre a relação entre esporte e gênero, a apresentação de conceitos-chave como gênero, estereótipos, desigualdade de gênero e equidade no esporte, além da análise de exemplos concretos de desigualdades no esporte, como a diferença de salários entre Marta e Neymar. A atividade final da aula envolve perguntas pessoais que estimulam os alunos a pensar criticamente sobre como podem melhorar as oportunidades das mulheres no esporte e na vida, bem como eliminar as desigualdades no esporte. Os resultados demonstraram um aumento na compreensão da importância da igualdade de oportunidades e respeito às diferenças nos contextos esportivos, com os estudantes expressando o desejo de promover uma mudança de mentalidade na sociedade em relação à prática esportiva. Em resumo, a aula alcançou seus objetivos, fez com que os alunos tivessem uma reflexão crítica sobre a relação entre esporte e gênero, contribuindo para uma sociedade esportiva mais inclusiva e igualitária. Espera-se que inspire iniciativas educacionais adicionais nessa área, contribuindo para um futuro esportivo mais justo e diversificado.