Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ABORDAGEM DE ESPORTE E GÊNERO COMO TEMA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105041
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2736
    "inscrito_id" => 9580
    "titulo" => "ABORDAGEM DE ESPORTE E GÊNERO COMO TEMA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este estudo aborda a relação entre esporte e gênero, reconhecendo a importância de enfrentar estereótipos, desigualdades e avanços nesse contexto. O plano de aula elaborado para o ensino médio tem como objetivo promover a reflexão sobre essas questões, considerando que os estudantes estão em um estágio crucial de formação de identidade e consciência crítica. A abordagem busca desconstruir estereótipos e preconceitos, incentivando os jovens a refletir sobre as desigualdades de gênero no esporte e seu impacto negativo nas mulheres. O plano de aula foi dividido em cinco etapas, incluindo uma introdução teórica sobre o esporte, uma discussão sobre a relação entre esporte e gênero, a apresentação de conceitos-chave como gênero, estereótipos, desigualdade de gênero e equidade no esporte, além da análise de exemplos concretos de desigualdades no esporte, como a diferença de salários entre Marta e Neymar. A atividade final da aula envolve perguntas pessoais que estimulam os alunos a pensar criticamente sobre como podem melhorar as oportunidades das mulheres no esporte e na vida, bem como eliminar as desigualdades no esporte. Os resultados demonstraram um aumento na compreensão da importância da igualdade de oportunidades e respeito às diferenças nos contextos esportivos, com os estudantes expressando o desejo de promover uma mudança de mentalidade na sociedade em relação à prática esportiva. Em resumo, a aula alcançou seus objetivos, fez com que os alunos tivessem uma reflexão crítica sobre a relação entre esporte e gênero, contribuindo para uma sociedade esportiva mais inclusiva e igualitária. Espera-se que inspire iniciativas educacionais adicionais nessa área, contribuindo para um futuro esportivo mais justo e diversificado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9580_TB2736_29102023152102.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jefff@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105041
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2736
    "inscrito_id" => 9580
    "titulo" => "ABORDAGEM DE ESPORTE E GÊNERO COMO TEMA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este estudo aborda a relação entre esporte e gênero, reconhecendo a importância de enfrentar estereótipos, desigualdades e avanços nesse contexto. O plano de aula elaborado para o ensino médio tem como objetivo promover a reflexão sobre essas questões, considerando que os estudantes estão em um estágio crucial de formação de identidade e consciência crítica. A abordagem busca desconstruir estereótipos e preconceitos, incentivando os jovens a refletir sobre as desigualdades de gênero no esporte e seu impacto negativo nas mulheres. O plano de aula foi dividido em cinco etapas, incluindo uma introdução teórica sobre o esporte, uma discussão sobre a relação entre esporte e gênero, a apresentação de conceitos-chave como gênero, estereótipos, desigualdade de gênero e equidade no esporte, além da análise de exemplos concretos de desigualdades no esporte, como a diferença de salários entre Marta e Neymar. A atividade final da aula envolve perguntas pessoais que estimulam os alunos a pensar criticamente sobre como podem melhorar as oportunidades das mulheres no esporte e na vida, bem como eliminar as desigualdades no esporte. Os resultados demonstraram um aumento na compreensão da importância da igualdade de oportunidades e respeito às diferenças nos contextos esportivos, com os estudantes expressando o desejo de promover uma mudança de mentalidade na sociedade em relação à prática esportiva. Em resumo, a aula alcançou seus objetivos, fez com que os alunos tivessem uma reflexão crítica sobre a relação entre esporte e gênero, contribuindo para uma sociedade esportiva mais inclusiva e igualitária. Espera-se que inspire iniciativas educacionais adicionais nessa área, contribuindo para um futuro esportivo mais justo e diversificado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9580_TB2736_29102023152102.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jefff@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo aborda a relação entre esporte e gênero, reconhecendo a importância de enfrentar estereótipos, desigualdades e avanços nesse contexto. O plano de aula elaborado para o ensino médio tem como objetivo promover a reflexão sobre essas questões, considerando que os estudantes estão em um estágio crucial de formação de identidade e consciência crítica. A abordagem busca desconstruir estereótipos e preconceitos, incentivando os jovens a refletir sobre as desigualdades de gênero no esporte e seu impacto negativo nas mulheres. O plano de aula foi dividido em cinco etapas, incluindo uma introdução teórica sobre o esporte, uma discussão sobre a relação entre esporte e gênero, a apresentação de conceitos-chave como gênero, estereótipos, desigualdade de gênero e equidade no esporte, além da análise de exemplos concretos de desigualdades no esporte, como a diferença de salários entre Marta e Neymar. A atividade final da aula envolve perguntas pessoais que estimulam os alunos a pensar criticamente sobre como podem melhorar as oportunidades das mulheres no esporte e na vida, bem como eliminar as desigualdades no esporte. Os resultados demonstraram um aumento na compreensão da importância da igualdade de oportunidades e respeito às diferenças nos contextos esportivos, com os estudantes expressando o desejo de promover uma mudança de mentalidade na sociedade em relação à prática esportiva. Em resumo, a aula alcançou seus objetivos, fez com que os alunos tivessem uma reflexão crítica sobre a relação entre esporte e gênero, contribuindo para uma sociedade esportiva mais inclusiva e igualitária. Espera-se que inspire iniciativas educacionais adicionais nessa área, contribuindo para um futuro esportivo mais justo e diversificado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.