Neste trabalho buscou-se analisar os impactos de uma prática pedagógica fundamentada nas relações de ciência e arte, especificamente com o poema e o desenho no ensino de ciclo da água e impactos antrópicos objetivando uma melhor aprendizagem com alunos do 2° ano do ensino médio. Para o referencial teórico foram buscados autores que defendem o princípio da interdisciplinaridade e da contextualização como parte dos pressupostos das articulações entre ciência e arte no ensino de ciências. Este relato de experiência é oriundo de uma ação executada pelo PIBID-UESB, núcleo de Biologia, campus de Vitória da Conquista, na qual foram ministradas duas aulas por duas bolsistas utilizando a poesia e o desenho como recursos didáticos. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram as notas registradas em um diário de campo, as produções artísticas dos alunos solicitadas como atividade da aula e as respostas a um questionário aplicado no final do processo. Os resultados encontrados evidenciaram a contribuição do poema e do desenho na aprendizagem dos alunos, uma vez que os estudantes expressaram isso, tanto em suas produções artísticas como no questionário. Desse modo, foi possível concluir o potencial do entrelace de ciência e arte no processo de ensino-aprendizagem, além da intervenção ter constituído uma excelente oportunidade de aprendizado para as pibidianas enquanto futuras docentes.