Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O FORMA-SE PROFESSOR EM CONTEXTO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: EXPERIÊNCIAS COM A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências de dois residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com a produção de videoaulas para o ensino de Ciências Naturais. A metodologia empregada para as gravações foi o fluxo de produção de audiovisuais, divido em Pré-produção, Produção e Pós-produção. A Pré-produção teve como base cinco critérios, que são: Objeto de Conhecimento; Aspectos Técnico-estéticos; Proposta Pedagógica; Material de Acompanhamento e Público Alvo. Os resultados mostram que o tempo e os recursos investidos na Pré-produção levaram a melhores qualidades na produção das aulas, além de ter favorecido melhores performances nas etapas subsequentes. Apesar disso, a falta de experiência e demanda por conhecimentos mais aprofundados e específicos sobre os recursos tecnológicos empregados, culminou em inúmeros desafios aos residentes, alguns superados, outros não, além de terem tornado os processos mais demorados. Conclui-se que a produção de videoaulas não se restringe ao pleno domínio dos recursos tecnológicos, mas deve-se considerar sua dimensão pedagógica, para que não se produza vídeos meramente informativos, sendo necessário, para isso, uma formação que favoreça o uso dessas tecnologias de forma crítica.

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