Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências de dois residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com a produção de videoaulas para o ensino de Ciências Naturais. A metodologia empregada para as gravações foi o fluxo de produção de audiovisuais, divido em Pré-produção, Produção e Pós-produção. A Pré-produção teve como base cinco critérios, que são: Objeto de Conhecimento; Aspectos Técnico-estéticos; Proposta Pedagógica; Material de Acompanhamento e Público Alvo. Os resultados mostram que o tempo e os recursos investidos na Pré-produção levaram a melhores qualidades na produção das aulas, além de ter favorecido melhores performances nas etapas subsequentes. Apesar disso, a falta de experiência e demanda por conhecimentos mais aprofundados e específicos sobre os recursos tecnológicos empregados, culminou em inúmeros desafios aos residentes, alguns superados, outros não, além de terem tornado os processos mais demorados. Conclui-se que a produção de videoaulas não se restringe ao pleno domínio dos recursos tecnológicos, mas deve-se considerar sua dimensão pedagógica, para que não se produza vídeos meramente informativos, sendo necessário, para isso, uma formação que favoreça o uso dessas tecnologias de forma crítica.