Como parte das ações do Subprojeto PIBID Inglês da UFC, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Ceará, campus de Fortaleza, elaboramos um formulário de pesquisa com a intenção de compreender os interesses dos alunos para a realização de atividades com o foco no estudo da língua inglesa. Dessa forma, verificamos que os alunos demonstraram uma preferência pela aprendizagem por meio de mídias audiovisuais. Assim, uma das atividades propostas aos alunos foi o Cinema Club, que consistiu em atividades a partir de cenas de filmes facilitando o aprendizado do inglês e explorando a competência pragmática ao estudo da língua em sala de aula. Com a fundamentação teórica com base em Godoi (2005) e conceitos discutidos em Brown (2015) e na BNCC (2018), este trabalho busca analisar como a utilização de filmes em sala de aula pode ser uma alternativa de material pedagógico para se trabalhar aspectos de língua e cultura, ressaltando alternativas para que sejam trabalhados em sala de aula a dimensão sintática, semântica e pragmática da língua. Para este estudo, analisamos os guias de aula, os materiais produzidos ao longo do clube e os diários reflexivos dos bolsistas. Entre os resultados, percebemos que a utilização de produções audiovisuais tornaram-se eficazes no ensino da linguística descritiva, contemplando também os panoramas pragmáticos de forma dinâmica e multifuncional. Além disso, os materiais tratavam-se de filmes apreciados pelos alunos, tornando o processo de aprendizagem do inglês mais natural e facilitando o acesso aos aspectos culturais vinculados ao estudo da língua.