GUARALDO, Laís. O ensino da arte e o ensino das linguagens no bncc. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103245>. Acesso em: 23/12/2024 01:23
O artigo aqui apresentado analisa criticamente como os conteúdos da área da Arte foram estruturados no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para serem ensinados no ensino fundamental. A análise foca nos equívocos da formulação do objeto de conhecimento “elementos da linguagem” e as habilidades relacionadas com esse tópico no campo das artes visuais, tendo como referencial a abordagem que a semioticista canadense Fernande Saint-Martin e o semioticista russo Iuri Lotman propõe para a análise da linguagem. Pretende-se chamar a atenção de educadores para a necessidade da Arte ser reconhecida como área de conhecimento e chama a atenção de arte educadores para os riscos da fragmentação desarticulada dos conteúdos das artes por conta de estruturas que facilitam explorações panorâmicas superficiais no lugar da compreensão e ensino das bases que fundamentam a área de artes, suas diferentes linguagens e complexidades.