O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA A REALIDADE DA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103878 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1422 "inscrito_id" => 6854 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA A REALIDADE DA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE" "resumo" => "Esse relato decorre da experiência vivenciada no subprojeto de Pedagogia integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido desde 2022 pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília em parceria colaborativa com a escola campo EMEF “Profa Geralda Cesar Vilardi”, junto a uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma residente do PRP acerca de como o programa pôde favorecer a real aproximação de uma graduanda à realidade de uma escola municipal. De natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o relato de experiência em tela se vale das narrativas da aluna residente, registradas por meio de diário de aula (BARREIROS; GIANOTTO, 2016), bem como das observações diretas no âmbito do cotidiano escolar vivenciado. O ingresso como residente no PRP propiciou que a licencianda vivenciasse com outros olhos, que não os de aluna, a realidade de uma escola pública municipal, encontrando-se pela primeira vez com a realidade cotidiana dos docentes que nela atua e estabelecendo os cruciais e ricos diálogos e compartilhamento de experiências com os pares, em forte sintonia com os pressupostos formativos preconizados pelo PRP. Diante de toda experiência vivenciada no PRP, abrangendo desde a ambientação na escola e imersão na sala de aula, até chegar-se a elaboração e desenvolvimento de sequência didática, conclui-se que o PRP é significativo e decisivo para aproximar e preparar efetivamente os licenciandos da realidade da docência, contribuindo Sobremaneira para o aperfeiçoamento da formação inicial ao robustecer a imprescindível articulação teoria e prática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6854_TB1422_18112023174509.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ajo.martins@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103878 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1422 "inscrito_id" => 6854 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO DOS GRADUANDOS PARA A REALIDADE DA DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE" "resumo" => "Esse relato decorre da experiência vivenciada no subprojeto de Pedagogia integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido desde 2022 pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília em parceria colaborativa com a escola campo EMEF “Profa Geralda Cesar Vilardi”, junto a uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma residente do PRP acerca de como o programa pôde favorecer a real aproximação de uma graduanda à realidade de uma escola municipal. De natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o relato de experiência em tela se vale das narrativas da aluna residente, registradas por meio de diário de aula (BARREIROS; GIANOTTO, 2016), bem como das observações diretas no âmbito do cotidiano escolar vivenciado. O ingresso como residente no PRP propiciou que a licencianda vivenciasse com outros olhos, que não os de aluna, a realidade de uma escola pública municipal, encontrando-se pela primeira vez com a realidade cotidiana dos docentes que nela atua e estabelecendo os cruciais e ricos diálogos e compartilhamento de experiências com os pares, em forte sintonia com os pressupostos formativos preconizados pelo PRP. Diante de toda experiência vivenciada no PRP, abrangendo desde a ambientação na escola e imersão na sala de aula, até chegar-se a elaboração e desenvolvimento de sequência didática, conclui-se que o PRP é significativo e decisivo para aproximar e preparar efetivamente os licenciandos da realidade da docência, contribuindo Sobremaneira para o aperfeiçoamento da formação inicial ao robustecer a imprescindível articulação teoria e prática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6854_TB1422_18112023174509.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ajo.martins@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }