Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GÊNERO NARRATIVO CONTO DE TERROR: INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA PROFESSORA ELVIRA VIANA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104950
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2629
    "inscrito_id" => 9290
    "titulo" => "GÊNERO NARRATIVO CONTO DE TERROR: INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA PROFESSORA ELVIRA VIANA"
    "resumo" => "O Nosso projeto foi desenvolvido na turma do 1° ano C, na escola de Referência de Ensino Médio Professora Elvira Viana. Com objetivo de incentivar a leitura e também obter maior interação em sala de aula, através da leitura de textos do gênero narrativo conto. Dessa forma, foram selecionados, metodologicamente, contos que pertencem as narrativas góticas. Os autores que fundamentam esse projeto são Edgar Allan Poe com seus variados contos selecionados, Schneuwly e Dols (2004), com “Gêneros orais e escritos na escola” e Antunes ( 2003) com “Aulas de português: encontro e interação”. Como resultados finais, os alunos obtiveram maior compreensão sobre os elementos de composição da tipologia narrativa, obteve-se também análises elaboradas de forma crítica e maior interação em sala de aula. Por fim, o trabalho com a leitura é algo continuo e que predispõe de tempo para maiores resultados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9290_TB2629_30112023234202.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUIEL SANTOS"
    "autor_email" => "raquielc.013@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104950
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2629
    "inscrito_id" => 9290
    "titulo" => "GÊNERO NARRATIVO CONTO DE TERROR: INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA PROFESSORA ELVIRA VIANA"
    "resumo" => "O Nosso projeto foi desenvolvido na turma do 1° ano C, na escola de Referência de Ensino Médio Professora Elvira Viana. Com objetivo de incentivar a leitura e também obter maior interação em sala de aula, através da leitura de textos do gênero narrativo conto. Dessa forma, foram selecionados, metodologicamente, contos que pertencem as narrativas góticas. Os autores que fundamentam esse projeto são Edgar Allan Poe com seus variados contos selecionados, Schneuwly e Dols (2004), com “Gêneros orais e escritos na escola” e Antunes ( 2003) com “Aulas de português: encontro e interação”. Como resultados finais, os alunos obtiveram maior compreensão sobre os elementos de composição da tipologia narrativa, obteve-se também análises elaboradas de forma crítica e maior interação em sala de aula. Por fim, o trabalho com a leitura é algo continuo e que predispõe de tempo para maiores resultados."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9290_TB2629_30112023234202.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUIEL SANTOS"
    "autor_email" => "raquielc.013@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Nosso projeto foi desenvolvido na turma do 1° ano C, na escola de Referência de Ensino Médio Professora Elvira Viana. Com objetivo de incentivar a leitura e também obter maior interação em sala de aula, através da leitura de textos do gênero narrativo conto. Dessa forma, foram selecionados, metodologicamente, contos que pertencem as narrativas góticas. Os autores que fundamentam esse projeto são Edgar Allan Poe com seus variados contos selecionados, Schneuwly e Dols (2004), com “Gêneros orais e escritos na escola” e Antunes ( 2003) com “Aulas de português: encontro e interação”. Como resultados finais, os alunos obtiveram maior compreensão sobre os elementos de composição da tipologia narrativa, obteve-se também análises elaboradas de forma crítica e maior interação em sala de aula. Por fim, o trabalho com a leitura é algo continuo e que predispõe de tempo para maiores resultados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.