Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória, tendo como objetivo demonstrar como o impacto das queimadas pré-plantio pode favorecer a inserção da EA nas aulas de Reações Químicas no Ensino Médio. A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica e análise de documentos científicos, focando nos aspectos químicos referentes a esse tema. O trabalho articulou os conceitos científicos das reações químicas com os conhecimentos abordados acerca das queimadas pré-plantio, para a promoção da inserção da Educação Ambiental no ensino médio. Isto porque o estudo das reações químicas é relevante para reconhecer as transformações que ocorrem na natureza, e a falta de contextualização dificulta o processo de ensino/aprendizagem de conhecimentos químicos. Ao final, compreendeu-se que a inserção da Educação Ambiental no Ensino de Química através das queimadas pré-plantio, além de atender uma exigência legal, estimula a construção de conhecimento dos alunos e questiona a prática tradicional, alinhando-se à incorporação de temas de impactos ao Meio Ambiente com a Química.