Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OLHAR HISTÓRICO: IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104396 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 2818 "titulo" => "OLHAR HISTÓRICO: IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O objetivo deste artigo é analisar a importância do PIBID no processo inicial de formação de professores de História, tendo como base as práticas e vivências proporcionadas pelo programa no contexto do ensino de história local na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada em Palmeira dos Índios/AL, enfatizando, de forma sistemática, as oportunidades estabelecidas pelo projeto, desde a inserção no cotidiano das escolas à participação em experiências metodológicas de práticas docentes. Diante disso, tem-se como metodologia a revisão bibliográfica pautada em temas concernentes à preparação de professores, ao campo do saber historiográfico, a história de Palmeira dos Índios, e a atuação em sala de aula. Desse modo, para a discussão teórica cabe os descritos de Tardif (2002) e Pimenta (2008), pela compreensão quanto à formação de professores, dos saberes educacionais experienciais e profissionais relacionados à dinâmica do conhecimento e práticas de ensino. Como forma de entender a constituição local, utilizamos os estudos de Souza (2010). Observa-se que o PIBID desempenha papel fundamental no processo de iniciação à docência, permitindo um maior diálogo entre a teoria e a prática, aproximando a escola e a universidade, uma vez que o contato com o ambiente escolar ocorre durante o processo de formação; familiarizando o bolsista com as temáticas e questões que pairam sobre o universo escolar. Nesse sentido, pode-se perceber a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino, despertando maior interesse e engajamento dos discentes da educação básica pelo conhecimento de história.O objetivo deste artigo é analisar a importância do PIBID no processo inicial de formação de professores de História, tendo como base as práticas e vivências pr" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2818_TB2007_19112023201142.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.lima.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104396 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 2818 "titulo" => "OLHAR HISTÓRICO: IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O objetivo deste artigo é analisar a importância do PIBID no processo inicial de formação de professores de História, tendo como base as práticas e vivências proporcionadas pelo programa no contexto do ensino de história local na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada em Palmeira dos Índios/AL, enfatizando, de forma sistemática, as oportunidades estabelecidas pelo projeto, desde a inserção no cotidiano das escolas à participação em experiências metodológicas de práticas docentes. Diante disso, tem-se como metodologia a revisão bibliográfica pautada em temas concernentes à preparação de professores, ao campo do saber historiográfico, a história de Palmeira dos Índios, e a atuação em sala de aula. Desse modo, para a discussão teórica cabe os descritos de Tardif (2002) e Pimenta (2008), pela compreensão quanto à formação de professores, dos saberes educacionais experienciais e profissionais relacionados à dinâmica do conhecimento e práticas de ensino. Como forma de entender a constituição local, utilizamos os estudos de Souza (2010). Observa-se que o PIBID desempenha papel fundamental no processo de iniciação à docência, permitindo um maior diálogo entre a teoria e a prática, aproximando a escola e a universidade, uma vez que o contato com o ambiente escolar ocorre durante o processo de formação; familiarizando o bolsista com as temáticas e questões que pairam sobre o universo escolar. Nesse sentido, pode-se perceber a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino, despertando maior interesse e engajamento dos discentes da educação básica pelo conhecimento de história.O objetivo deste artigo é analisar a importância do PIBID no processo inicial de formação de professores de História, tendo como base as práticas e vivências pr" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2818_TB2007_19112023201142.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.lima.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a importância do PIBID no processo inicial de formação de professores de História, tendo como base as práticas e vivências proporcionadas pelo programa no contexto do ensino de história local na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada em Palmeira dos Índios/AL, enfatizando, de forma sistemática, as oportunidades estabelecidas pelo projeto, desde a inserção no cotidiano das escolas à participação em experiências metodológicas de práticas docentes. Diante disso, tem-se como metodologia a revisão bibliográfica pautada em temas concernentes à preparação de professores, ao campo do saber historiográfico, a história de Palmeira dos Índios, e a atuação em sala de aula. Desse modo, para a discussão teórica cabe os descritos de Tardif (2002) e Pimenta (2008), pela compreensão quanto à formação de professores, dos saberes educacionais experienciais e profissionais relacionados à dinâmica do conhecimento e práticas de ensino. Como forma de entender a constituição local, utilizamos os estudos de Souza (2010). Observa-se que o PIBID desempenha papel fundamental no processo de iniciação à docência, permitindo um maior diálogo entre a teoria e a prática, aproximando a escola e a universidade, uma vez que o contato com o ambiente escolar ocorre durante o processo de formação; familiarizando o bolsista com as temáticas e questões que pairam sobre o universo escolar. Nesse sentido, pode-se perceber a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino, despertando maior interesse e engajamento dos discentes da educação básica pelo conhecimento de história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.