A Educação Ambiental (EA) é um campo de prática e estudo, sendo imprescindível na formação educacional dos cidadãos, haja vista, que possibilita a compreensão/entendimento das questões ambientais. Desse modo, a inserção da EA no ensino básico é regulamentada por leis que estabelecem as diretrizes. Ademais, convém pontuar que, sendo a EA um dever por parte das instituições de ensino, logo, a incorporação de ferramentas que fortaleçam a sua inserção no âmbito metodológico é indispensável nas salas de aula. Isso inclui, portanto, ferramentas a base de inteligência artificial (IA). Além disso, como essa inserção deve estar presente em todos os níveis, os professores de química no ensino médio devem, por conseguinte, desenvolver formas metodológicas em suas aulas, estabelecendo relação com tal temática. Posto isso, o presente trabalho apresenta, como objetivo geral, demonstrar como o ChatGPT pode servir de instrumento para a inserção da educação ambiental nas aulas de química do ensino médio, a partir dos princípios da Química Verde (QV). Assim sendo, analisou-se documentos normativos referente a EA e do Ensino de Química no ensino médio — fontes bibliográficas, possibilitando uma análise crítica acerca da temática. Portanto, através de tal análise recorreu-se ao próprio ChatGPT para listar formas metodológicas que podem ser incorporadas a aulas de química com a temática voltada para a QV.