Neste artigo refletimos sobre a formação docente em Educação Física numa perspectiva crítica por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e realizada no contexto do Colégio Universitário/UFMA. Esta última instituição de ensino promove Educação básica, técnica e tecnológica, e constitui-se um espaço aonde graduandos/as exercem estágios obrigatórios e não obrigatórios das Licenciaturas que a própria universidade oferece e até mesmo de outras instituições. Metodologicamente, relatamos as experiências formativas e realizamos pesquisa bibliográfica, a partir das quais dialogamos com literatura especializada e documentos correlatos à temática, a exemplo do Decreto n. 6.755 de 29 de janeiro de 2009 que instaura a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica; da Portaria n° 83, de 27 de abril de 2022 que versa sobre o Regulamento do Pibid e do Projeto Político Pedagógico do Colun/UFMA. Concluímos que o Pibid contribui para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica da Educação Física, à medida que promove a consciência crítica de graduandos/as através de experiências formativas diversificadas e que fomentam a relação teoria e prática. No Programa, estes/as graduandos/as realizam atividades que favorecem essa perspectiva diferenciada da Educação física: realizam observação participante, regência de aulas compartilhadas e com supervisão; participam de reuniões de planejamento junto com coordenadora/a e supervisor/a; participam de ciclo de estudos acerca da Educação Física escolar, entre outras. Todas essas atividades agregam um conhecimento mais amplo, contextualizado e crítico da Educação Física e do contexto de atuação profissional.