Esse relato tem como objetivo principal evidenciar questões relacionadas à experiência de ensinar sobre os microrganismos e doenças a eles relacionadas, com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da rede pública da cidade de Diamantina- Minas Gerais. A proposta inicial de ensino foi abordar o conteúdo de microbiologia, dando enfoque nas doenças causadas por microrganismos e relacionar o meio social em que as pessoas vivem com o fato destas doenças serem negligenciadas. Considerando que vivemos em meio a tantas diferenças sociais e econômicas, e ao mesmo tempo a muitos avanços tecnológicos, buscamos problematizar porque esses avanços não são acessíveis a todos. Apoiado na experiência da aplicação dessas atividades e a promoção de debates dentro de sala de aula, foi notória a participação dos alunos, que trouxeram questões pessoais vividas no seu dia a dia, tais como problemas enfrentados em decorrência da falta de saneamento e de recursos vividos nos locais onde eles moram. Consideramos que abordar essa temática com práticas que envolvem debates, além de recursos que permitem visualizar os fenômenos estudados, como o microscópio, foram bastante efetivas e proveitosas.