Na área de Ciências da Natureza, especificamente no ensino de Química, na abordagem tradicional, o professor expõe o conteúdo e o aluno é apenas receptor do conhecimento, prevalecendo, assim, a transmissão e reprodução do conteúdo e não a construção do aprendizado. A inserção de metodologias ativas busca chamar a atenção dos alunos e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva, os jogos lúdicos são um exemplo, quando objetivados para a educação, buscando o protagonismo dos alunos no processo de construção do seu conhecimento, desenvolvendo o seu cognitivo com elementos motivadores e facilitadores dos processos ensino-aprendizagem. Possuindo público alvo os alunos da turma de Química Geral e Orgânica, na Universidade Estadual do Ceará, o presente trabalho trata-se da adaptação do jogo infantil “Tapa Certo” (Estrela?), construído em uma plataforma virtual, e, em seguida, impresso e plastificado. Chamado “Tapa Funções”, o jogo aborda o conteúdo de funções orgânicas e conta com 34 cartas, divididas em duplas, sendo uma carta com o nome da função e outra com uma estrutura que representa a função. Os dados obtidos mostram que 100% dos alunos afirmaram que a dinâmica do jogo auxilia na fixação e associação do conteúdo, além de exercitar a mente; 100% dos alunos também afirmaram que o conteúdo abordado correspondeu bem ao estilo do jogo. Contudo, o jogo quando equilibrado entre o brincar e aprender, além de ser bem recebido pelos alunos, atinge os objetivos pretendidos de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem.