MIRANDA, Sibelly et al.. Projeto linguagens e inf ncias: experiências possíveis.. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104792>. Acesso em: 22/11/2024 02:13
Este trabalho visa apresentar o projeto “Linguagens e infâncias: experiências possíveis” e tecer uma discussão acerca da teoria e prática como uma ciência indissociável. Tal projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, lotado no Instituto de Educação - IE da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e tem como objetivo oportunizar espaços e tempos, para além de problematizar, e vivenciar diferentes linguagens na/da infância. Neste contexto, entende-se por linguagens, grosso modo, as formas possíveis de manifestar o pensamento nas/das diferentes infâncias, como por exemplo, o teatro, a música, a dança, a arte, a oralidade e a escrita, entre outras. Nesta edição, além das linguagens supracitadas, foi acrescida a documentação pedagógica, enquanto uma estratégia para documentar o vivido no cotidiano da escola da infância. Organizado em oficinas, o projeto proporciona vivências teórico-práticas, entendendo-as como ações indissociáveis na prática pedagógica da escola da infância. Acreditamos que o referido projeto tem atingido seu objetivo, uma vez que até o presente momento, os encontros têm sido capazes de fomentar a reflexão e a problematização, bem como a ampliação de repertório a partir das experiências vivenciadas com múltiplas linguagens. Percebemos, assim, o quão profícuos têm sido nossos encontros. Encontros de partilha, de debates, de construção, e por vezes, de desconstrução de saberes atinentes às tantas linguagens que permeiam as diferentes infâncias, presentes nos cotidianos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.