A identidade docente compreende uma parte do sujeito, enquanto professor, que abrange aspectos que apontam para sua função social, como este se vê e se constitui em sua profissão. Um dos componentes essenciais para a construção dessa identidade é a formação e o desenvolvimento de sua atuação nos espaços de trabalho. Este relato de experiência, produzido em 2023, apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como espaço que qualifica essa formação, possibilitando a realização da regência, atividade que insere o bolsista no cotidiano escolar para observar, refletir e experienciar práticas que desenvolvem suas percepções docentes. Este estudo se fundamentou em pesquisa bibliográfica, através dos seguintes referenciais: Farias et al (2009); Garcia, Hypólito e Vieira (2005); Iza et al (2014) e Lopes et al (2019). Ainda, apoiou-se em aproximação de análise documental por meio da Portaria n° 83, de 27 de abril de 2022 referente ao PIBID. Neste relato vimos que, diante do contato com a realidade escolar, com as observações ali feitas, das práticas e interações, as regências fortalecem a formação docente, contribuindo com a construção da identidade profissional de estudantes da licenciatura, gerando conexões formativas através de professores já formados em diálogo com bolsistas, havendo uma troca de conhecimentos e aprendizados, levando a reflexões humanas sobre o contexto social e suas demandas e trabalhando na melhoria da prática daqueles que estarão no campo de ação da educação.