No ensino de Ciências e Biologia inúmeras são as dificuldades encontradas devido ao fato de parte do conteúdo ser abstrato, por essa razão, a teoria deve estar sempre vinculada à prática. Alguns dos conteúdos podem, com relativa facilidade se associar a teoria com a prática quando há alguma infraestrutura na escola. Entre esses, encontra-se a Histologia Animal que corresponde ao estudo dos tecidos. Dito isso, esse trabalho relata a vivência de uma aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM – Campus Uberaba, em sala de aula ministrando o conteúdo de Histologia Animal para alunos do 6º ano do ensino fundamental de escola pública, abordando o conteúdo de forma aprofundada utilizando a teoria e a prática, além disso tem o objetivo de avaliar se esta é uma metodologia válida para ser utilizada no ensino fundamental. A ação foi realizada durante duas semanas, e em um primeiro momento o conteúdo foi introduzido a partir de aulas expositivas dialogadas, em seguida o restante do conteúdo foi abordado no formato de mapa mental e posteriormente a explicação foram apresentados dois vídeos de animação referente ao conteúdo, além disso confeccionado um arquivo de slides no com fotos de lâminas reais dos tecidos, por fim foi feita uma revisão por meio de exercícios e a aplicação de uma prova teórico-prática. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada é avançada para o público-alvo, além disso, a experiência foi proveitosa para a licencianda proporcionando inspirações valiosas sobre a prática docente.