DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104717 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2364 "inscrito_id" => 9499 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem baseia-se no princípio de que existem múltiplas formas de aprender e que os estudantes têm diferentes estilos de aprendizagem, necessidades e habilidades. É uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas especificidades, considerando três princípios fundamentais, quais sejam: possibilitar múltiplas formas de apresentação do conteúdo, oferecer múltiplas formas de ação e de expressão da aprendizagem e promover a participação, o interesse e o engajamento na realização das atividades pedagógicas. A presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo compreender como se mostra a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem na formação de professores. Para tanto, realizamos um mapeamento de pesquisa utilizando três bases de dados, sendo elas: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, entre os anos de 2000 a 2022. Os indexadores utilizados foram: desenho universal para a aprendizagem e formação de professores. Desta forma, foram selecionados 10 trabalhos, que após mapeamento e análise detalhada apontam que os professores precisam compreender os princípios e fundamentos dessa abordagem pedagógica, necessitam de um desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas que possam ser adaptadas para atender às necessidades de todos os alunos, e também devem incluir a reflexão sobre as próprias práticas e a busca contínua por aprimoramento." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65e76cf202e29_05032024160522.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => "2024-03-05 16:05:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIELE DA SILVA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "GESSIELE" "autor_email" => "gessiele.correa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104717 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2364 "inscrito_id" => 9499 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem baseia-se no princípio de que existem múltiplas formas de aprender e que os estudantes têm diferentes estilos de aprendizagem, necessidades e habilidades. É uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas especificidades, considerando três princípios fundamentais, quais sejam: possibilitar múltiplas formas de apresentação do conteúdo, oferecer múltiplas formas de ação e de expressão da aprendizagem e promover a participação, o interesse e o engajamento na realização das atividades pedagógicas. A presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo compreender como se mostra a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem na formação de professores. Para tanto, realizamos um mapeamento de pesquisa utilizando três bases de dados, sendo elas: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, entre os anos de 2000 a 2022. Os indexadores utilizados foram: desenho universal para a aprendizagem e formação de professores. Desta forma, foram selecionados 10 trabalhos, que após mapeamento e análise detalhada apontam que os professores precisam compreender os princípios e fundamentos dessa abordagem pedagógica, necessitam de um desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas que possam ser adaptadas para atender às necessidades de todos os alunos, e também devem incluir a reflexão sobre as próprias práticas e a busca contínua por aprimoramento." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65e76cf202e29_05032024160522.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => "2024-03-05 16:05:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIELE DA SILVA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "GESSIELE" "autor_email" => "gessiele.correa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }