O Desenho Universal para a Aprendizagem baseia-se no princípio de que existem múltiplas formas de aprender e que os estudantes têm diferentes estilos de aprendizagem, necessidades e habilidades. É uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas especificidades, considerando três princípios fundamentais, quais sejam: possibilitar múltiplas formas de apresentação do conteúdo, oferecer múltiplas formas de ação e de expressão da aprendizagem e promover a participação, o interesse e o engajamento na realização das atividades pedagógicas. A presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo compreender como se mostra a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem na formação de professores. Para tanto, realizamos um mapeamento de pesquisa utilizando três bases de dados, sendo elas: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, entre os anos de 2000 a 2022. Os indexadores utilizados foram: desenho universal para a aprendizagem e formação de professores. Desta forma, foram selecionados 10 trabalhos, que após mapeamento e análise detalhada apontam que os professores precisam compreender os princípios e fundamentos dessa abordagem pedagógica, necessitam de um desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas que possam ser adaptadas para atender às necessidades de todos os alunos, e também devem incluir a reflexão sobre as próprias práticas e a busca contínua por aprimoramento.