O ferro é um elemento que está presente na natureza em sua forma metálica, no entanto também é um nutriente essencial para humanos, sendo crucial no metabolismo energético transportando oxigênio e sintetizando DNA. Assim, o presente trabalho é o relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Licenciatura em Química que participam do Projeto Licenciando, que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de Licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Começamos a oficina acerca do tema Eletroquímica, da qual participaram 54 alunos de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Campo Mourão, fazendo a seguinte questão norteadora: “O ferro presente em nosso sangue é o mesmo ferro presente nas panelas? Explique”. Analisarmos as respostas, e preocupantemente (40%) dos alunos não reconheceram a diferença entre as espécies do ferro, metálico e iônico. Ao passo que, embora (60%) dos alunos que consideraram que há diferença entre as espécies de ferro, (45%) não souberam justificar tais diferenças. Somente 15% dos alunos responderam e justificaram corretamente. Tendo em vista a grande confusão acerca de conceitos relativamente básicos, que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, defendemos a importância da Alfabetização Científica (AC) nas aulas de Química. A experiência no desenvolvimento desta oficina foi muito prazerosa e nos motivou ainda mais a aprimorar diferentes abordagens e recursos didáticos para promovermos uma educação mais justa e igualitária.