Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ENSINO BÁSICO - EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104418
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2033
    "inscrito_id" => 1402
    "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ENSINO BÁSICO - EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO"
    "resumo" => "O desenvolvimento do trabalho se deu por meio das experiências agregadas ao longo do PIBID ( Programa Institucional Bolsas de Iniciação a Docência) no subprojeto do E. E. Mario Franciscon em São Bernardo do Campo. Tendo em mente, expor como a universidade é capaz de dialogar com o ensino básico público e as questões latentes dos estudantes. Nesse contexto iniciamos a elaboração de fichas dinâmicas inspiradas na obra Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin, pensando práticas metodológicas ativas que vão de encontro com os pensamentos de Bell Hooks e Paulo Freire, de modo que, pensar a realidade do aluno é indispensável. No trabalho em questão, é retratada tanto a elaboração das fichas, quanto sua aplicação ao longo da eletiva elaborada também ao longo do PIBID que recebeu o nome de “De Perto Ninguém é Normal”, onde pensamos os estigmas da saúde mental no Brasil e como ele se relaciona com questões do cotidiano dos estudantes. Por fim, além de ter como objetivo ilustrar o processo e a aplicação das fichas, o artigo também visa trazer seus resultados até então, bem como, as dificuldades encontradas no percurso e quais as mudanças vistas como necessárias no processo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1402_TB2033_20112023174914.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE RODRIGUES MAMMANA"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle"
    "autor_email" => "gabrielle.mammana@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104418
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2033
    "inscrito_id" => 1402
    "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ENSINO BÁSICO - EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO"
    "resumo" => "O desenvolvimento do trabalho se deu por meio das experiências agregadas ao longo do PIBID ( Programa Institucional Bolsas de Iniciação a Docência) no subprojeto do E. E. Mario Franciscon em São Bernardo do Campo. Tendo em mente, expor como a universidade é capaz de dialogar com o ensino básico público e as questões latentes dos estudantes. Nesse contexto iniciamos a elaboração de fichas dinâmicas inspiradas na obra Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin, pensando práticas metodológicas ativas que vão de encontro com os pensamentos de Bell Hooks e Paulo Freire, de modo que, pensar a realidade do aluno é indispensável. No trabalho em questão, é retratada tanto a elaboração das fichas, quanto sua aplicação ao longo da eletiva elaborada também ao longo do PIBID que recebeu o nome de “De Perto Ninguém é Normal”, onde pensamos os estigmas da saúde mental no Brasil e como ele se relaciona com questões do cotidiano dos estudantes. Por fim, além de ter como objetivo ilustrar o processo e a aplicação das fichas, o artigo também visa trazer seus resultados até então, bem como, as dificuldades encontradas no percurso e quais as mudanças vistas como necessárias no processo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1402_TB2033_20112023174914.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE RODRIGUES MAMMANA"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle"
    "autor_email" => "gabrielle.mammana@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O desenvolvimento do trabalho se deu por meio das experiências agregadas ao longo do PIBID ( Programa Institucional Bolsas de Iniciação a Docência) no subprojeto do E. E. Mario Franciscon em São Bernardo do Campo. Tendo em mente, expor como a universidade é capaz de dialogar com o ensino básico público e as questões latentes dos estudantes. Nesse contexto iniciamos a elaboração de fichas dinâmicas inspiradas na obra Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin, pensando práticas metodológicas ativas que vão de encontro com os pensamentos de Bell Hooks e Paulo Freire, de modo que, pensar a realidade do aluno é indispensável. No trabalho em questão, é retratada tanto a elaboração das fichas, quanto sua aplicação ao longo da eletiva elaborada também ao longo do PIBID que recebeu o nome de “De Perto Ninguém é Normal”, onde pensamos os estigmas da saúde mental no Brasil e como ele se relaciona com questões do cotidiano dos estudantes. Por fim, além de ter como objetivo ilustrar o processo e a aplicação das fichas, o artigo também visa trazer seus resultados até então, bem como, as dificuldades encontradas no percurso e quais as mudanças vistas como necessárias no processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.