O desenvolvimento do trabalho se deu por meio das experiências agregadas ao longo do PIBID ( Programa Institucional Bolsas de Iniciação a Docência) no subprojeto do E. E. Mario Franciscon em São Bernardo do Campo. Tendo em mente, expor como a universidade é capaz de dialogar com o ensino básico público e as questões latentes dos estudantes. Nesse contexto iniciamos a elaboração de fichas dinâmicas inspiradas na obra Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin, pensando práticas metodológicas ativas que vão de encontro com os pensamentos de Bell Hooks e Paulo Freire, de modo que, pensar a realidade do aluno é indispensável. No trabalho em questão, é retratada tanto a elaboração das fichas, quanto sua aplicação ao longo da eletiva elaborada também ao longo do PIBID que recebeu o nome de “De Perto Ninguém é Normal”, onde pensamos os estigmas da saúde mental no Brasil e como ele se relaciona com questões do cotidiano dos estudantes. Por fim, além de ter como objetivo ilustrar o processo e a aplicação das fichas, o artigo também visa trazer seus resultados até então, bem como, as dificuldades encontradas no percurso e quais as mudanças vistas como necessárias no processo.