Este artigo descreve um programa de Residência Pedagógica financiado pela CAPES em uma escola municipal de Balneário Barra do Sul, abrangendo o ensino fundamental I do 1º ao 5º ano. A pesquisa baseou-se na Base Nacional Comum Curricular, no Currículo Base do Território Catarinense, no Plano Político Pedagógico da escola e na Matriz Curricular Municipal. Observações participativas foram realizadas, especialmente em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I. O Diário de Bordo foi usado como ferramenta pedagógica para incentivar a expressão artística e os registros pessoais por escrito. Uma abordagem interdisciplinar foi conduzida em regime de docência compartilhada entre os residentes para promover um ensino transformador. O Diário de Bordo se mostrou eficaz em relação ao caderno convencional, pois os alunos preferiram registrar suas experiências de forma criativa no Diário, isso melhorou a produção textual e a leitura, especialmente para estudantes que enfrentaram desafios durante o período de alfabetização em isolamento social. Em suma, o Diário de Bordo é uma ferramenta valiosa na promoção da produção textual, leitura, interpretação e criatividade dos alunos, além de servir como registro dos conteúdos abordados em sala e como ferramenta de avaliação para os professores. Este estudo destaca a importância de abordagens diferenciadas no ensino para estimular o engajamento dos alunos e melhorar o aprendizado.