VIEIRA, Laís Gonçalves et al.. Desafios da inclusão: o papel da escola e da família. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104702>. Acesso em: 22/11/2024 02:32
O trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência e os desafios vivenciados com um aluno surdo em uma escola estadual na região oeste de Belo Horizonte, que recebeu extensionistas do PIBID PUC-MG 2022/2023 da área de Língua Inglesa. O aluno estava matriculado na turma do 3° EM. O acompanhamento do terceiro ano acontecia todas às quartas-feiras, durante um horário. A situação do aluno em questão era dificultosa, pois ele não participava ativamente das aulas e tinha a suspeita de uma paralisia cerebral, que a família se negou a investigar. O aluno P. vai se formar neste ano (2023) no ensino básico regular sem saber com fluência as línguas Libras e Língua Portuguesa. Mesmo tendo acesso à educação, à saúde pública, ao intérprete e à educação bilíngue, no caso dele, a educação não foi efetiva. Tanto por parte da família quanto por parte da escola, infelizmente, houve negligências. Casos assim deixam explícita a necessidade de capacitação dos profissionais da educação e de uma parceria eficaz com a família. Além da necessidade de refletir sobre as políticas e práticas educacionais envolvendo toda a comunidade educacional para que todos os alunos, independente de suas individualidades, tenham acesso à uma educação com qualidade e com foco no seu desenvolvimento como cidadão. Por fim, fica a reflexão de qual é o papel da escola e da família na educação e no desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais.