Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS DA INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104702 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2348 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "DESAFIOS DA INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência e os desafios vivenciados com um aluno surdo em uma escola estadual na região oeste de Belo Horizonte, que recebeu extensionistas do PIBID PUC-MG 2022/2023 da área de Língua Inglesa. O aluno estava matriculado na turma do 3° EM. O acompanhamento do terceiro ano acontecia todas às quartas-feiras, durante um horário. A situação do aluno em questão era dificultosa, pois ele não participava ativamente das aulas e tinha a suspeita de uma paralisia cerebral, que a família se negou a investigar. O aluno P. vai se formar neste ano (2023) no ensino básico regular sem saber com fluência as línguas Libras e Língua Portuguesa. Mesmo tendo acesso à educação, à saúde pública, ao intérprete e à educação bilíngue, no caso dele, a educação não foi efetiva. Tanto por parte da família quanto por parte da escola, infelizmente, houve negligências. Casos assim deixam explícita a necessidade de capacitação dos profissionais da educação e de uma parceria eficaz com a família. Além da necessidade de refletir sobre as políticas e práticas educacionais envolvendo toda a comunidade educacional para que todos os alunos, independente de suas individualidades, tenham acesso à uma educação com qualidade e com foco no seu desenvolvimento como cidadão. Por fim, fica a reflexão de qual é o papel da escola e da família na educação e no desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais.O trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência e os desafios vivenciados com um aluno surdo em uma escola estadual na região oeste de Belo " "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1056_TB2348_20112023203247.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS GONÇALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LAÍS" "autor_email" => "lais.vieira@sga.pucminas.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104702 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2348 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "DESAFIOS DA INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência e os desafios vivenciados com um aluno surdo em uma escola estadual na região oeste de Belo Horizonte, que recebeu extensionistas do PIBID PUC-MG 2022/2023 da área de Língua Inglesa. O aluno estava matriculado na turma do 3° EM. O acompanhamento do terceiro ano acontecia todas às quartas-feiras, durante um horário. A situação do aluno em questão era dificultosa, pois ele não participava ativamente das aulas e tinha a suspeita de uma paralisia cerebral, que a família se negou a investigar. O aluno P. vai se formar neste ano (2023) no ensino básico regular sem saber com fluência as línguas Libras e Língua Portuguesa. Mesmo tendo acesso à educação, à saúde pública, ao intérprete e à educação bilíngue, no caso dele, a educação não foi efetiva. Tanto por parte da família quanto por parte da escola, infelizmente, houve negligências. Casos assim deixam explícita a necessidade de capacitação dos profissionais da educação e de uma parceria eficaz com a família. Além da necessidade de refletir sobre as políticas e práticas educacionais envolvendo toda a comunidade educacional para que todos os alunos, independente de suas individualidades, tenham acesso à uma educação com qualidade e com foco no seu desenvolvimento como cidadão. Por fim, fica a reflexão de qual é o papel da escola e da família na educação e no desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais.O trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência e os desafios vivenciados com um aluno surdo em uma escola estadual na região oeste de Belo " "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1056_TB2348_20112023203247.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS GONÇALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LAÍS" "autor_email" => "lais.vieira@sga.pucminas.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência e os desafios vivenciados com um aluno surdo em uma escola estadual na região oeste de Belo Horizonte, que recebeu extensionistas do PIBID PUC-MG 2022/2023 da área de Língua Inglesa. O aluno estava matriculado na turma do 3° EM. O acompanhamento do terceiro ano acontecia todas às quartas-feiras, durante um horário. A situação do aluno em questão era dificultosa, pois ele não participava ativamente das aulas e tinha a suspeita de uma paralisia cerebral, que a família se negou a investigar. O aluno P. vai se formar neste ano (2023) no ensino básico regular sem saber com fluência as línguas Libras e Língua Portuguesa. Mesmo tendo acesso à educação, à saúde pública, ao intérprete e à educação bilíngue, no caso dele, a educação não foi efetiva. Tanto por parte da família quanto por parte da escola, infelizmente, houve negligências. Casos assim deixam explícita a necessidade de capacitação dos profissionais da educação e de uma parceria eficaz com a família. Além da necessidade de refletir sobre as políticas e práticas educacionais envolvendo toda a comunidade educacional para que todos os alunos, independente de suas individualidades, tenham acesso à uma educação com qualidade e com foco no seu desenvolvimento como cidadão. Por fim, fica a reflexão de qual é o papel da escola e da família na educação e no desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.