CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
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Tem como objetivo apresentar as contribuições do programa para a formação inicial de professores mediante a análise da importância das experiências vivenciadas no programa e também no estabelecimento de trocas que os professores em formação (residentes) podem ter com outros participantes do PRP e com os profissionais graduados (preceptores e orientador); discutir os espaços de atuação dentro de sala de aula promovidos pelo programa e como isso tem possibilitado a aproximação de licenciandos com o futuro campo de atuação. A pesquisa-ação com suas técnicas de observação participante, de escuta sensível e de diário de itinerância guia metodologicamente os caminhos dessa experiência. As principais discussões que emergem do estudo são a dicotomização entre teoria e prática na formação de professores e no fazer docente; os limites da epistemologia da prática na base dos programas de formação de professores e as potencialidades da epistemologia da práxis como perspectiva crítico-emancipadora; e a defesa da importância de programas de formação de professores como política pública educacional nacional para o fortalecimento da profissionalização docente e consequente elevação dos níveis de qualidade da educação brasileira." 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