Este artigo tem como objetivo compreender, na perspectiva das residentes, o significado do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, as quais são bolsistas e não bolsistas no subprojeto transição escolar. O referido subprojeto, em andamento, integra o edital 24/2022 do PRP via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De caráter qualitativo esta pesquisa foi realizada com base na avaliação dos residentes das experiências no PRP acerca do 1º semestre de 2023. A produção dos dados foi realizada de perguntas discursivas propostas através do uso do google forms. A análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo pela qual emergiram três categorias. São elas: a) o Programa de Residência Pedagógica como uma oportunidade; b) As ações de planejamento e, c) o papel dos professores preceptores. Por fim, destacamos que as experiências vivenciadas no subprojeto transição escolar dentro do PRP se constituem como estratégias para a formação de professores mais integral e contextualizada, que prepara os licenciandos para o cotidiano da profissão docente.