Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DISCUTINDO A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO AUDIOVISUAL EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DO SUPERVISOR NUMA ESCOLA EM PETROLINA-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104700 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 9356 "titulo" => "DISCUTINDO A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO AUDIOVISUAL EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DO SUPERVISOR NUMA ESCOLA EM PETROLINA-PE" "resumo" => "O artigo tem como objetivo discutir sobre uma atividade audiovisual em Sociologia na percepção do professor supervisor do PIBID, a escola e a juventude nas relações étnico-raciais. Por conseguinte, este trabalho apresenta a análise de uma experiência com o filme “12 anos de Escravidão” do cineasta Steve McQueen, da edição de 2014. Na discussão sociológica sobre uma atividade cinematográfica, destaca-se uma relação pedagógica da educação e a necropolítica com o ensino de Sociologia na escola. Diante deste cenário, as questões que nortearam a pesquisa foram: qual a percepção do Professor Supervisor em relação às atividades com o filme “12 anos de Escravidão” no PIBID em Sociologia? Quais os desafios e perspectivas? A parceria com o PIBID em Sociologia é de suma importância na (re) construção dos conhecimentos no chão da Escola. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica em Angrewski (2016), Demo (2011) e Morin (2014). Além disso, foi utilizada a abordagem teórica do Cientista Social Achille Mbembe sobre a teoria da Necropolítica na reflexão sobre as cenas do filme. No que concerne ao PIBID, foi desenvolvido um Projeto Sociodialogando com os estudantes do ensino médio, sob a orientação da coordenação do PIBID de Ciências Socais da Univasf, a supervisão do professor de sociologia da Escola e o apoio dos bolsistas na execução. Como resultados, identificamos uma maior consciência crítica dos fenômenos sociais e raciais a partir das temáticas trabalhadas no Projeto, bem como a necessidade de que esta práxis do audiovisual esteja mais presente no ensino médio.O artigo tem como objetivo discutir sobre uma atividade audiovisual em Sociologia na percepção do professor supervisor do PIBID, a escola e a juventude nas rela" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9356_TB2346_20112023194724.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "professoredmilsongomes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104700 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 9356 "titulo" => "DISCUTINDO A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO AUDIOVISUAL EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DO SUPERVISOR NUMA ESCOLA EM PETROLINA-PE" "resumo" => "O artigo tem como objetivo discutir sobre uma atividade audiovisual em Sociologia na percepção do professor supervisor do PIBID, a escola e a juventude nas relações étnico-raciais. Por conseguinte, este trabalho apresenta a análise de uma experiência com o filme “12 anos de Escravidão” do cineasta Steve McQueen, da edição de 2014. Na discussão sociológica sobre uma atividade cinematográfica, destaca-se uma relação pedagógica da educação e a necropolítica com o ensino de Sociologia na escola. Diante deste cenário, as questões que nortearam a pesquisa foram: qual a percepção do Professor Supervisor em relação às atividades com o filme “12 anos de Escravidão” no PIBID em Sociologia? Quais os desafios e perspectivas? A parceria com o PIBID em Sociologia é de suma importância na (re) construção dos conhecimentos no chão da Escola. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica em Angrewski (2016), Demo (2011) e Morin (2014). Além disso, foi utilizada a abordagem teórica do Cientista Social Achille Mbembe sobre a teoria da Necropolítica na reflexão sobre as cenas do filme. No que concerne ao PIBID, foi desenvolvido um Projeto Sociodialogando com os estudantes do ensino médio, sob a orientação da coordenação do PIBID de Ciências Socais da Univasf, a supervisão do professor de sociologia da Escola e o apoio dos bolsistas na execução. Como resultados, identificamos uma maior consciência crítica dos fenômenos sociais e raciais a partir das temáticas trabalhadas no Projeto, bem como a necessidade de que esta práxis do audiovisual esteja mais presente no ensino médio.O artigo tem como objetivo discutir sobre uma atividade audiovisual em Sociologia na percepção do professor supervisor do PIBID, a escola e a juventude nas rela" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9356_TB2346_20112023194724.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "professoredmilsongomes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir sobre uma atividade audiovisual em Sociologia na percepção do professor supervisor do PIBID, a escola e a juventude nas relações étnico-raciais. Por conseguinte, este trabalho apresenta a análise de uma experiência com o filme “12 anos de Escravidão” do cineasta Steve McQueen, da edição de 2014. Na discussão sociológica sobre uma atividade cinematográfica, destaca-se uma relação pedagógica da educação e a necropolítica com o ensino de Sociologia na escola. Diante deste cenário, as questões que nortearam a pesquisa foram: qual a percepção do Professor Supervisor em relação às atividades com o filme “12 anos de Escravidão” no PIBID em Sociologia? Quais os desafios e perspectivas? A parceria com o PIBID em Sociologia é de suma importância na (re) construção dos conhecimentos no chão da Escola. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica em Angrewski (2016), Demo (2011) e Morin (2014). Além disso, foi utilizada a abordagem teórica do Cientista Social Achille Mbembe sobre a teoria da Necropolítica na reflexão sobre as cenas do filme. No que concerne ao PIBID, foi desenvolvido um Projeto Sociodialogando com os estudantes do ensino médio, sob a orientação da coordenação do PIBID de Ciências Socais da Univasf, a supervisão do professor de sociologia da Escola e o apoio dos bolsistas na execução. Como resultados, identificamos uma maior consciência crítica dos fenômenos sociais e raciais a partir das temáticas trabalhadas no Projeto, bem como a necessidade de que esta práxis do audiovisual esteja mais presente no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.