O PAPEL DOS JOGOS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELO PIBID BIOLOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105142 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2849 "inscrito_id" => 8346 "titulo" => "O PAPEL DOS JOGOS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELO PIBID BIOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho aborda a complexidade das interações biológicas em ecossistemas, com foco na cadeia alimentar e sua importância no equilíbrio ecológico. Destaca-se a necessidade de superar métodos de ensino tradicionais passivos, especialmente em tópicos complexos como as teias alimentares. A introdução de estratégias pedagógicas inovadoras, como jogos didáticos, é eficaz para envolver os alunos e melhorar o aprendizado. O estudo apresenta três jogos didáticos desenvolvidos por alunos sob orientação de professores, com foco na ecologia da cadeia alimentar: "Adivinhação da Cadeia Alimentar," "Cartas da Cadeia Alimentar," e "Ludoecologia." Esses jogos proporcionam uma experiência educativa interativa e levaram a melhorias significativas no desempenho dos alunos, indicando uma compreensão mais profunda dos conceitos ecológicos complexos. Além de aumentar o interesse dos alunos, essa abordagem inovadora promoveu a colaboração, o pensamento crítico e a participação ativa. Os jogos incentivaram habilidades como imaginação, criatividade e coordenação motora, enquanto forneciam feedback imediato e personalizado para corrigir concepções errôneas. Os resultados positivos demonstram que os jogos didáticos não apenas facilitam a compreensão das teias alimentares, mas também motivam os alunos a explorar a ecologia de forma mais profunda e independente. Isso torna o aprendizado educativo e divertido, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes da relação entre os seres humanos, o meio ambiente e os ecossistemas. Portanto, sugere-se a contínua implementação de estratégias de ensino criativas e interativas para tornar a educação mais envolvente e significativa, capacitando os alunos a aplicar o conhecimento na vida real." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8346_TB2849_20112023150532.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSNEILSON DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSNEILSON" "autor_email" => "josneilsondasilvaa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105142 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2849 "inscrito_id" => 8346 "titulo" => "O PAPEL DOS JOGOS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELO PIBID BIOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho aborda a complexidade das interações biológicas em ecossistemas, com foco na cadeia alimentar e sua importância no equilíbrio ecológico. Destaca-se a necessidade de superar métodos de ensino tradicionais passivos, especialmente em tópicos complexos como as teias alimentares. A introdução de estratégias pedagógicas inovadoras, como jogos didáticos, é eficaz para envolver os alunos e melhorar o aprendizado. O estudo apresenta três jogos didáticos desenvolvidos por alunos sob orientação de professores, com foco na ecologia da cadeia alimentar: "Adivinhação da Cadeia Alimentar," "Cartas da Cadeia Alimentar," e "Ludoecologia." Esses jogos proporcionam uma experiência educativa interativa e levaram a melhorias significativas no desempenho dos alunos, indicando uma compreensão mais profunda dos conceitos ecológicos complexos. Além de aumentar o interesse dos alunos, essa abordagem inovadora promoveu a colaboração, o pensamento crítico e a participação ativa. Os jogos incentivaram habilidades como imaginação, criatividade e coordenação motora, enquanto forneciam feedback imediato e personalizado para corrigir concepções errôneas. Os resultados positivos demonstram que os jogos didáticos não apenas facilitam a compreensão das teias alimentares, mas também motivam os alunos a explorar a ecologia de forma mais profunda e independente. Isso torna o aprendizado educativo e divertido, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes da relação entre os seres humanos, o meio ambiente e os ecossistemas. Portanto, sugere-se a contínua implementação de estratégias de ensino criativas e interativas para tornar a educação mais envolvente e significativa, capacitando os alunos a aplicar o conhecimento na vida real." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8346_TB2849_20112023150532.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSNEILSON DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSNEILSON" "autor_email" => "josneilsondasilvaa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }