O presente artigo tem como tema a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a prática docente, analisando os benefícios em aproximar teoria e prática na formação de professores. O objetivo principal é analisar e reforçar a contribuição do PRP para o aprimoramento da prática, enfatizando sua relevância ao promover uma aproximação significativa entre teoria e prática em sua formação, com uma abordagem que explora detalhes sobre o PRP e sua legislação, este estudo busca descrever de maneira simplificada os conceitos teóricos relacionados ao ensino-aprendizagem, bem como evidenciar a importância dos princípios trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto do ensino nos Anos Iniciais. A motivação para esta pesquisa reside na necessidade de estabelecer uma vinculação estreita entre futuros professores e o meio educacional, incentivando o engajamento em pesquisas e leituras, bem como entender como esse projeto pode contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, buscando, assim, elevar a qualidade do ensino em nosso país. As metodologias empregadas incluem pesquisa bibliográfica, com consulta a repositórios como o Google Acadêmico e leitura de livros, além de pesquisa de campo com observações participativas em uma escola do município de Pitanga, onde o PRP é realizado. Dessa forma, conclui-se que o PRP fortalece a formação dos futuros professores, fornecendo vivências práticas e pensamento que instruíram para uma prática docente mais efetiva.