Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CUISENAIRE UMA FERRAMENTA-OBJETO QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104698
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 9165
    "titulo" => "CUISENAIRE UMA FERRAMENTA-OBJETO QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo proporcionar experiências aos futuros professores durante a graduação, visando aprimorar suas práticas educacionais e contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública. No IFSP campus Campos do Jordão, duas participantes do PIBID estão envolvidas em um projeto que se destaca por adotar métodos não tradicionais de ensino e evitar abordagens eurocêntricas. O projeto em questão concentra-se em um clube de resolução de problemas na escola Theodoro Correa Cintra, de propriedade do Estado de São Paulo, com atuação planejada para os anos de 2023 e 2024. A primeira atividade desenvolvida no contexto do PIBID foi inspirada no "Problema de Diofante", que envolve a determinação da idade de Diofante com base em uma narrativa que divide sua vida em frações. No entanto, a atividade se mostrou desafiadora para os alunos, levando as autoras a reformulá-la, unificando os denominadores das frações para torná-la mais acessível. A atividade teve como objetivo permitir que os alunos desenvolvessem representações com significado próprio, essenciais para compreender conceitos matemáticos, conforme destacado por Duval. Além de entender conceitos de forma abstrata, a atividade visava à criação de conhecimento com significado individual, exigindo uma abordagem cooperativa entre alunos e membros do PIBID. Isso transformou a sala de aula em um ambiente democrático, onde todas as contribuições eram valorizadas, aproveitando a falta de uma única resposta certa para estimular a participação ativa e a colaboração no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9165_TB2344_19112023104442.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BUENO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Thaís Oliveira"
    "autor_email" => "buenodeoliveirathais@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104698
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 9165
    "titulo" => "CUISENAIRE UMA FERRAMENTA-OBJETO QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo proporcionar experiências aos futuros professores durante a graduação, visando aprimorar suas práticas educacionais e contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública. No IFSP campus Campos do Jordão, duas participantes do PIBID estão envolvidas em um projeto que se destaca por adotar métodos não tradicionais de ensino e evitar abordagens eurocêntricas. O projeto em questão concentra-se em um clube de resolução de problemas na escola Theodoro Correa Cintra, de propriedade do Estado de São Paulo, com atuação planejada para os anos de 2023 e 2024. A primeira atividade desenvolvida no contexto do PIBID foi inspirada no "Problema de Diofante", que envolve a determinação da idade de Diofante com base em uma narrativa que divide sua vida em frações. No entanto, a atividade se mostrou desafiadora para os alunos, levando as autoras a reformulá-la, unificando os denominadores das frações para torná-la mais acessível. A atividade teve como objetivo permitir que os alunos desenvolvessem representações com significado próprio, essenciais para compreender conceitos matemáticos, conforme destacado por Duval. Além de entender conceitos de forma abstrata, a atividade visava à criação de conhecimento com significado individual, exigindo uma abordagem cooperativa entre alunos e membros do PIBID. Isso transformou a sala de aula em um ambiente democrático, onde todas as contribuições eram valorizadas, aproveitando a falta de uma única resposta certa para estimular a participação ativa e a colaboração no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9165_TB2344_19112023104442.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BUENO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Thaís Oliveira"
    "autor_email" => "buenodeoliveirathais@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo proporcionar experiências aos futuros professores durante a graduação, visando aprimorar suas práticas educacionais e contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública. No IFSP campus Campos do Jordão, duas participantes do PIBID estão envolvidas em um projeto que se destaca por adotar métodos não tradicionais de ensino e evitar abordagens eurocêntricas. O projeto em questão concentra-se em um clube de resolução de problemas na escola Theodoro Correa Cintra, de propriedade do Estado de São Paulo, com atuação planejada para os anos de 2023 e 2024. A primeira atividade desenvolvida no contexto do PIBID foi inspirada no "Problema de Diofante", que envolve a determinação da idade de Diofante com base em uma narrativa que divide sua vida em frações. No entanto, a atividade se mostrou desafiadora para os alunos, levando as autoras a reformulá-la, unificando os denominadores das frações para torná-la mais acessível. A atividade teve como objetivo permitir que os alunos desenvolvessem representações com significado próprio, essenciais para compreender conceitos matemáticos, conforme destacado por Duval. Além de entender conceitos de forma abstrata, a atividade visava à criação de conhecimento com significado individual, exigindo uma abordagem cooperativa entre alunos e membros do PIBID. Isso transformou a sala de aula em um ambiente democrático, onde todas as contribuições eram valorizadas, aproveitando a falta de uma única resposta certa para estimular a participação ativa e a colaboração no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.