Neste trabalho defendemos que o futuro professor deve dominar o conhecimento teórico da área que vai ensinar, sendo assim indispensável o entendimento da origem e do desenvolvimento (percurso histórico) dos conceitos que fazem parte dela. O objetivo é apresentar uma síntese inicial das atividades teóricas desenvolvidas no PIBID-Bio problematizando sua importância para formação de professores. Metodologicamente realizamos um levantamento bibliográfico sobre a temática “História da Botânica” e a historiografia inicial da área com foco no conceito de dispersão. O levantamento foi realizado no Periódicos CAPES, na BDTD e no Google Acadêmico. Foram encontrados 13 trabalhos, que foram lidos e ajudaram a realizar a historiografia da área e do conceito de dispersão. Percebemos que botânica é uma área importante, com um objeto biológico específico “organismo vegetal” e que tem raízes na antiguidade. A dispersão é um conceito científico contemporâneo e pouco discutido. Ponderamos que seu entendimento ajudará a compreender a ciência e suas relações. Finalmente, concordamos com Barbosa, Martins e Guimarães (2023) quando afirmam que o material originado a partir desse tipo de levantamento “pode ser um valoroso apoio a professores e professoras de biologia que desejem desenvolver uma abordagem científica historicamente situada” (p. 17).