O programa Residência Pedagógica é de suma importância para estudantes de graduação que de fato querem exercer a profissão de professor. No presente artigo será relatado as experiências e aprendizados adquiridos ao longo de cinco meses de Residência Pedagógica, visando a realidade escolar, as dificuldades falhas e acertos durante a tentativa de elaborar e executar aulas durante o programa. O local de realização do Programa foi o Colégio Getúlio Vargas, instituição de ensino público que está localizada no município de Volta Redonda-RJ. As atividades foram desenvolvidas nas turmas 905, 906 e 907 do ensino fundamental, cujo tema das aulas foi sustentabilidade e posteriormente Lamarckismo e Darwinismo. Durante a elaboração do primeiro plano de aula, foi perceptível a falta se recursos tecnológicos, mas ainda sim superável. O que havia era uma televisão em sala de aula, e os materiais dos alunos. A escolha da metodologia foi gamificação, visando aumentar engajamento das turmas menos participativas. Durante as duas tentativas de aplicar a metodologia citada, foi possível chegar em algumas conclusões: ao dividir a turma para gamificar, deve-se formar grupos com no máximo quatro alunos e elaborar uma recompensa que vá além dos pontos convencionais.