Esse trabalho visa discorrer da experiência consolidada como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM-CMC. Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa descritiva do tipo relato de experiência sobre a vivência de iniciação cientifica, ação realizada em uma escola estadual de ensino médio, situada na cidade de Manaus (AM). É importante destacar que neste momento de prática na escola-campo, considerando às orientações prévias para serem aplicadas, focamos na ambientação, na observação participante na sala de aula e no trabalho pedagógico coletivo Durante nossa trajetória na escola, algumas dificuldades surgiram, mas dentro do esperado, tivemos um bom acolhimento pelos professores e funcionários e no que diz respeito a observação, essa nos mostrou diversos desafios mediante as estratégias de ensino de acordo com nova implementação da BNCC, todavia ter um profissional capacitado é essencial para unir o ambiente técnico e pedagógico, para realização de manutenção e utilização dos recursos disponíveis. Esperamos que, através desse relato de experiência da iniciação à docência, possamos contribuir de alguma forma para a formação de discentes nas licenciaturas e sua preparação profissional.