Este relato objetiva compartilhar uma experiência formativa docente vivenciada no Programa Residência Pedagógica, vinculado a um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza/Biologia de uma universidade da rede pública federal. As atividades formativas foram realizadas em uma escola pública da rede municipal da cidade de Imperatriz-MA, entre os anos de 2022 e 2023. Ao longo desse período foram realizadas atividades de observação da realidade escolar e do trabalho docente, intervenções pedagógicas em sala de aula e discussões contextualizadas com os alunos sobre temas de Biologia e Ciências Naturais em ambiente real de educação. O cerne do Programa em questão reside em aprimorar a qualidade do ensino e capacitar alunos residentes para se tornarem professores mais qualificados, com a habilidade de catalisar seus alunos como agentes transformadores da sociedade. A experiência formativa proporcionada pelo projeto ampliou a visão sobre a relação intrínseca entre professor e aluno e entre o conhecimento curricular e a realidade na qual estes agentes estão inseridos. Ao interagir diretamente com os alunos, foi possível perceber como essa conexão é vital para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem significativo. O Programa Residência Pedagógica demonstrou sua eficácia ao amalgamar pesquisa acadêmica com prática docente, habilitando seus participantes a desempenharem um papel ativo na promoção de transformações positivas na educação e na sociedade.