SOUZA, Érica Vicente De et al.. Uma viagem ao planeta b-612 com os surdos. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104819>. Acesso em: 22/12/2024 16:29
Este relato descreve a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), no subprojeto de Libras da UFRN, em parceria com a Escola Estadual Professor Anísio Teixeira em Natal, RN. O objetivo era usar narrativas como ferramenta pedagógica no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes surdos na sala de recursos multifuncional (SRM), com encontros de quatro horas. Identificamos desafios dos alunos surdos ao relatar eventos em tempos específicos e desenvolvemos um plano de ensino de literatura bilíngue. Eles se expressaram em Libras, sua língua materna, enquanto aprendiam a ler e escrever em língua portuguesa escrita. O método exploratório foi usado com cinco alunos surdos do ensino médio. Atividades incluíram contação de histórias, leitura e apresentações teatrais. O livro "O Pequeno Príncipe" foi usado para explorar identidade, cultura e subjetividade, promovendo desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Usamos imagens para estimular criatividade e discutir metáforas. Resultados mostraram que a abordagem colaborativa beneficiou o aprendizado dos alunos e o crescimento dos futuros docentes. Usamos gêneros literários e ferramentas variadas para ensinar português como segunda língua para surdos. A exploração de "O Pequeno Príncipe" permitiu conexão emocional e aplicação das lições à vida cotidiana. Em resumo, essa experiência no PIBID ressaltou a mportância de métodos inclusivos e inovadores para o ensino de estudantes surdos.