O presente trabalho foi realizado no Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP/PNI), localizado no município de Jaguarari - Bahia. A aplicação do jogo intitulado “Show da Origem do Universo e da Vida” teve como objetivo gamificar o conteúdo trabalhado em sala de aula sobre as teorias que explicam a origem do universo e a origem da vida, e avaliar a eficácia da gamificação como ferramenta de ensino e aprendizagem. O jogo foi aplicado durante as atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Biologia, da Universidade do Estado da Bahia – Campus VII, por duas residentes que atuaram junto ao Preceptor da Residência, professor do componente curricular Biologia da base comum do Ensino Médio. Participaram do jogo cinco turmas de 2ª série do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos em Administração, Agropecuária e Nutrição. Os resultados foram positivos pois o jogo se mostrou uma excelente ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem, comprovando que a gamificação de conteúdos pode democratizar o acesso a conhecimentos científicos em sala de aula.