Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESCOLA E COMUNIDADE: PRATICANDO A ESCUTA E COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS EM DIREÇÃO À SUSTENTABILIDADE SOCIAL

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho relata atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (Capes) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/Ufopa), integrando as práticas de observação sistematizada do ambiente escolar. As atividades foram realizadas na escola Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à Rede Estadual de Educação do Município de Santarém-Pará, sendo observada a interação dos estudantes em um evento promovido pelo Centro Cultural Sapucaia em alusão ao Dia Internacional da Mulher (março de 2023). O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre escola e comunidade e relatar as percepções acerca dessas experiências, tendo como enfoque a importância das relações dialógicas, valorização dos diferentes saberes e do trabalho colaborativo, e, especialmente, da igualdade de gênero como referências da Educação para a Sustentabilidade (EpS). A metodologia utilizada foi a observação sistematizada nas atividades, as quais destacam-se: encontro de formação com troca de experiências e escutas com corpo técnico da escola, roda de conversa com os alunos das turmas de 2º e 3º EJA médio, professores, pedagogas e residentes. Como resultado, o evento contribuiu para sensibilizar a sociedade para a realidade de exploração e desrespeito, pela qual milhões de mulheres passam ao longo da vida. Essa experiência colaborou no processo de ensino e são práticas balizadoras do Programa Residência Pedagógica, tendo como referência a articulação entre teoria e prática, com vistas à sustentabilidade social, que se volta, à igualdade de gênero contribuindo para o crescimento dos educandos.

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