Este trabalho relata atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (Capes) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/Ufopa), integrando as práticas de observação sistematizada do ambiente escolar. As atividades foram realizadas na escola Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à Rede Estadual de Educação do Município de Santarém-Pará, sendo observada a interação dos estudantes em um evento promovido pelo Centro Cultural Sapucaia em alusão ao Dia Internacional da Mulher (março de 2023). O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre escola e comunidade e relatar as percepções acerca dessas experiências, tendo como enfoque a importância das relações dialógicas, valorização dos diferentes saberes e do trabalho colaborativo, e, especialmente, da igualdade de gênero como referências da Educação para a Sustentabilidade (EpS). A metodologia utilizada foi a observação sistematizada nas atividades, as quais destacam-se: encontro de formação com troca de experiências e escutas com corpo técnico da escola, roda de conversa com os alunos das turmas de 2º e 3º EJA médio, professores, pedagogas e residentes. Como resultado, o evento contribuiu para sensibilizar a sociedade para a realidade de exploração e desrespeito, pela qual milhões de mulheres passam ao longo da vida. Essa experiência colaborou no processo de ensino e são práticas balizadoras do Programa Residência Pedagógica, tendo como referência a articulação entre teoria e prática, com vistas à sustentabilidade social, que se volta, à igualdade de gênero contribuindo para o crescimento dos educandos.