Este trabalho é um relato de experiência do projeto desenvolvidos por estudantes/residentes de Pedagogia da PUC-Rio, vinculado ao programa de Residência Pedagógica (RP), realizado em uma escola municipal da Zona Sul do Rio de Janeiro que atende, majoritariamente, aos estudantes moradores da Rocinha, comunidade considerada uma das maiores favelas da América Latina. O projeto foi desenvolvido em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre de 2023, com 29 estudantes na faixa etária entre 6 e 7 anos. O grupo de residentes em atuação era composto por seis alunas do curso de pedagogia, sendo cinco bolsistas e uma voluntária. A partir da entrada da equipe de residentes na escola, foi observado e diagnosticado uma carência nas relações intrapessoais e interpessoais entre as crianças dessa turma. Identificou-se que a maioria das crianças da turma não havia cursado a educação infantil, seja devido o período de pandemia ou, até mesmo, a falta de vagas em escolas públicas da região, com isso os campos de aprendizagem no que tange o processo de socialização e das competências socioemocionais (RODRIGUES; CARVALHO; MELO, 2021), que começam a ser abordados nessa etapa da escolarização, encontravam-se defasados.