A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO CEARÁ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104513 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 5430 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO CEARÁ" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar o uso das HQs como uma ferramenta no ensino das quatro habilidades da língua inglesa no Ensino Médio, em contexto de escola pública. Após a leitura dos eixos organizadores da língua inglesa presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), selecionamos webcomics, histórias em quadrinhos digitais, disponibilizadas de forma gratuita na plataforma Webtoon, por elas proporcionarem o trabalho das quatro habilidades linguísticas de forma imersiva, focando nessas habilidades por meio de atividades interativas que objetivaram o envolvimento dos alunos. Posteriormente, nesse viés, desenvolvemos o projeto extracurricular Comics Club, tendo como público alvo estudantes do Ensino Médio de uma escola de ensino médio/técnico de Fortaleza/CE. Durante esse projeto foi possível analisar como as HQs realmente podem contribuir para o aprendizado de língua inglesa pelos jovens de escola pública, no contexto de EM, e identificar quais aspectos linguísticos podem ser trabalhados por essa ferramenta. Além disso, pudemos avaliar o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Este trabalho teve como base, os argumentos de H. Douglas Brown (2015), Kress & Van Leuween (1996), e a BNCC (2017). Os resultados preliminares indicam a possibilidade do desenvolvimento de materiais com base nas webcomics que explorem os eixos temáticos previstos na disciplina de inglês na BNCC. Para além disso, observou-se, também, um alto índice de identificação dos discentes com o conteúdo abordado, o que, consequentemente, aumentou o nível de engajamento nessa oficina extracurricular." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5430_TB2137_06102023123407.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA MÜLLER CALVET" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "juliamcalvet@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104513 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 5430 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO CEARÁ" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar o uso das HQs como uma ferramenta no ensino das quatro habilidades da língua inglesa no Ensino Médio, em contexto de escola pública. Após a leitura dos eixos organizadores da língua inglesa presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), selecionamos webcomics, histórias em quadrinhos digitais, disponibilizadas de forma gratuita na plataforma Webtoon, por elas proporcionarem o trabalho das quatro habilidades linguísticas de forma imersiva, focando nessas habilidades por meio de atividades interativas que objetivaram o envolvimento dos alunos. Posteriormente, nesse viés, desenvolvemos o projeto extracurricular Comics Club, tendo como público alvo estudantes do Ensino Médio de uma escola de ensino médio/técnico de Fortaleza/CE. Durante esse projeto foi possível analisar como as HQs realmente podem contribuir para o aprendizado de língua inglesa pelos jovens de escola pública, no contexto de EM, e identificar quais aspectos linguísticos podem ser trabalhados por essa ferramenta. Além disso, pudemos avaliar o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Este trabalho teve como base, os argumentos de H. Douglas Brown (2015), Kress & Van Leuween (1996), e a BNCC (2017). Os resultados preliminares indicam a possibilidade do desenvolvimento de materiais com base nas webcomics que explorem os eixos temáticos previstos na disciplina de inglês na BNCC. Para além disso, observou-se, também, um alto índice de identificação dos discentes com o conteúdo abordado, o que, consequentemente, aumentou o nível de engajamento nessa oficina extracurricular." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5430_TB2137_06102023123407.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA MÜLLER CALVET" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "juliamcalvet@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }