No Programa Residência Pedagógica, é proposto aos bolsistas que, a partir de sua experiência na escola-campo, identifiquem problemáticas presentes na mesma e desenvolvam soluções. Na escola-campo de ensino médio Hermínio Barroso, no município de Paracuru, dois aspectos puderam ser observados: a inclinação dos estudantes às artes populares como potencialidade e o desestímulo durante as aulas, especialmente nas turmas de 3º ano. Para unir esses fatores e articular soluções, foi desenvolvida uma paródia musical para tratar do conteúdo Sistemática e Taxonomia nas turmas, a partir da música Burguesinha, de Seu Jorge. A decisão pela paródia se deu por referências da metodologia como sendo muito produtiva, e pelas habilidades musicais do residente. Dessa forma, esse trabalho busca relatar e fazer apontamentos sobre esse experimento e sua eficiência. A partir do relatado, concluiu-se que o uso de paródias musicais estabelece uma dinâmica muito profícua para reaver a atenção dos alunos e para estabelecer relações afetivas entre professor e aluno, além de demonstrar conter outras possibilidades para abordagem em sala de aula.