O NEM tem um currículo flexível que é composto por uma Formação Geral Básica (FGB) e uma parte diversificada, os Itinerários Formativos (IF), com foco em uma das quatro áreas do conhecimento, em itinerários integrados ou na formação técnica ou profissional. Contudo, a FGB teve a sua carga horária reduzida em todas as disciplinas e o aluno será obrigado a fazer do IF no início da última etapa da educação básica, e que poderão ser ou não ofertados de acordo com a disponibilidade orçamentária das unidades escolares e de sua infraestrutura. A implementação do NEM no estado do Rio de Janeiro foi feita de maneira extremamente célere e em um período pandêmico sem, portanto, a efetiva participação da comunidade escolar. Dito isso, este trabalho teve como objetivo, trazer a âmbito das discussões sobre a implantação desse novo currículo, a sua influência na formação docente e a importância do PIBID neste processo. Assim, como perspectivas tem-se o desenvolvimento de propostas e de atividades pedagógicas que atendam, não somente, às necessidades educacionais dos estudantes mas, também, que tragam contribuições significativas nesse cenário de desmonte da educação básica, precarização e desprofissionalização do trabalho docente. Este trabalho está em andamento e, até o momento, as discussões apontam para uma análise crítica das mudanças introduzidas no NEM, que consta transformações significativas, como a matriz curricular e o currículo de química, além do aumento da desigualdade educacional entre escolas de diferentes esferas, sobretudo públicas e privadas. Sendo assim, será realizado, primeiramente, um delineamento do que é de interesse desses estudantes, levando em consideração todas as particularidades locais do CIEP 089 e a partir disso, entrará em desenvolvimento um possível Itinerário Formativo ou Disciplina Eletiva que dialogue com o que foi apontado pelos estudantes. Nesse sentido, propõe-se que a escola seja o espaço que irá permitir que esses jovens possam explorar, de maneira prática e lúdica, os conhecimentos adquiridos na área de ciências da natureza e suas tecnologias, tendo como foco a química.