PIBID NO CIEP 089: UM RECOMEÇO PROMISSOR ALINHADO AO “NOVO” ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104634 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2272 "inscrito_id" => 8987 "titulo" => "PIBID NO CIEP 089: UM RECOMEÇO PROMISSOR ALINHADO AO “NOVO” ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O NEM tem um currículo flexível que é composto por uma Formação Geral Básica (FGB) e uma parte diversificada, os Itinerários Formativos (IF), com foco em uma das quatro áreas do conhecimento, em itinerários integrados ou na formação técnica ou profissional. Contudo, a FGB teve a sua carga horária reduzida em todas as disciplinas e o aluno será obrigado a fazer do IF no início da última etapa da educação básica, e que poderão ser ou não ofertados de acordo com a disponibilidade orçamentária das unidades escolares e de sua infraestrutura. A implementação do NEM no estado do Rio de Janeiro foi feita de maneira extremamente célere e em um período pandêmico sem, portanto, a efetiva participação da comunidade escolar. Dito isso, este trabalho teve como objetivo, trazer a âmbito das discussões sobre a implantação desse novo currículo, a sua influência na formação docente e a importância do PIBID neste processo. Assim, como perspectivas tem-se o desenvolvimento de propostas e de atividades pedagógicas que atendam, não somente, às necessidades educacionais dos estudantes mas, também, que tragam contribuições significativas nesse cenário de desmonte da educação básica, precarização e desprofissionalização do trabalho docente. Este trabalho está em andamento e, até o momento, as discussões apontam para uma análise crítica das mudanças introduzidas no NEM, que consta transformações significativas, como a matriz curricular e o currículo de química, além do aumento da desigualdade educacional entre escolas de diferentes esferas, sobretudo públicas e privadas. Sendo assim, será realizado, primeiramente, um delineamento do que é de interesse desses estudantes, levando em consideração todas as particularidades locais do CIEP 089 e a partir disso, entrará em desenvolvimento um possível Itinerário Formativo ou Disciplina Eletiva que dialogue com o que foi apontado pelos estudantes. Nesse sentido, propõe-se que a escola seja o espaço que irá permitir que esses jovens possam explorar, de maneira prática e lúdica, os conhecimentos adquiridos na área de ciências da natureza e suas tecnologias, tendo como foco a química." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID8987_TB2272_20112023151848.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA MARINHO MATTOS" "autor_nome_curto" => "ISABELLA" "autor_email" => "isabella_qui@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104634 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2272 "inscrito_id" => 8987 "titulo" => "PIBID NO CIEP 089: UM RECOMEÇO PROMISSOR ALINHADO AO “NOVO” ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O NEM tem um currículo flexível que é composto por uma Formação Geral Básica (FGB) e uma parte diversificada, os Itinerários Formativos (IF), com foco em uma das quatro áreas do conhecimento, em itinerários integrados ou na formação técnica ou profissional. Contudo, a FGB teve a sua carga horária reduzida em todas as disciplinas e o aluno será obrigado a fazer do IF no início da última etapa da educação básica, e que poderão ser ou não ofertados de acordo com a disponibilidade orçamentária das unidades escolares e de sua infraestrutura. A implementação do NEM no estado do Rio de Janeiro foi feita de maneira extremamente célere e em um período pandêmico sem, portanto, a efetiva participação da comunidade escolar. Dito isso, este trabalho teve como objetivo, trazer a âmbito das discussões sobre a implantação desse novo currículo, a sua influência na formação docente e a importância do PIBID neste processo. Assim, como perspectivas tem-se o desenvolvimento de propostas e de atividades pedagógicas que atendam, não somente, às necessidades educacionais dos estudantes mas, também, que tragam contribuições significativas nesse cenário de desmonte da educação básica, precarização e desprofissionalização do trabalho docente. Este trabalho está em andamento e, até o momento, as discussões apontam para uma análise crítica das mudanças introduzidas no NEM, que consta transformações significativas, como a matriz curricular e o currículo de química, além do aumento da desigualdade educacional entre escolas de diferentes esferas, sobretudo públicas e privadas. Sendo assim, será realizado, primeiramente, um delineamento do que é de interesse desses estudantes, levando em consideração todas as particularidades locais do CIEP 089 e a partir disso, entrará em desenvolvimento um possível Itinerário Formativo ou Disciplina Eletiva que dialogue com o que foi apontado pelos estudantes. Nesse sentido, propõe-se que a escola seja o espaço que irá permitir que esses jovens possam explorar, de maneira prática e lúdica, os conhecimentos adquiridos na área de ciências da natureza e suas tecnologias, tendo como foco a química." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID8987_TB2272_20112023151848.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA MARINHO MATTOS" "autor_nome_curto" => "ISABELLA" "autor_email" => "isabella_qui@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }