Este trabalho tem como objeto de investigação o desenvolvimento educacional adjunto aos valores e ações da Equidade, abrangendo a construção da identidade do discente no ambiente escolar, em que, muitas vezes a cidadania, os direitos e a interculturalidade são inexistentes ou ilusórios. O estudo aqui proposto faz referência a uma abordagem reflexiva sobre as mudanças no processo educacional e nas diretrizes difundidas para alcançá-las. Assim, a noção de reflexão é essencial à proposta, já que se deve levar em consideração que possibilitará compreender melhor as perspectivas e os desafios na construção da identidade do discente como agente transformador para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária, através dos meios educacionais. Diante dessa perspectiva, pretende-se considerar a ideia de uma mudança de comportamento dentro do ambiente escolar, onde são expressivas as condições de preconceito, discriminação e desacato a cidadania dos discentes, excluindo a sua identidade cultural, religiosa e mesmo política. Convém lembrar também, as transformações ocorridas em algumas instituições escolares nos últimos tempos com tentativas isoladas de melhorias que pudessem se adequar às necessidades desta juventude estudantil, como proposta de equidade em suas relações sociais e educacionais, na busca pela promoção de um futuro melhor a esses jovens.