No contexto do ensino médio, na disciplina de Geografia, mediante o Programa Residência Pedagógica, explorou-se a construção do ser docente e práticas pedagógicas inovadoras que atendessem às demandas contemporâneas. A partir disso, a oficina "Memes na Geografia" foi aplicada como abordagem didática no ensino de geografia. Autores como Freire, Emanuel, Oliveira e Santos embasaram a abordagem do trabalho pedagógico. A partir desses, destacou-se a importância das práticas pedagógicas multimodais, como o uso de memes, para engajar os alunos na aprendizagem. Também baseou-se na ideia de inteligência coletiva e participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A metodologia envolveu a aplicação da oficina "Memes na Geografia", em que os alunos exploraram o uso de memes para abordar o conteúdo de "Fases do Capitalismo". Foram utilizados questionários para coletar dados sobre a percepção dos alunos em relação à prática, suas experiências prévias com memes e sua compreensão dos conteúdos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos já tinham conhecimento prévio sobre memes, mas poucos haviam vivenciado práticas pedagógicas com memes antes. A oficina pedagógica foi considerada por 83,3% dos alunos como uma ampliação do aprendizado sobre o conteúdo. A produção dos memes também foi bem recebida, com apenas 11,1% dos alunos relatando dificuldades. Desse modo, a oficina "Memes na Geografia" contribui com ensino, pois permitiu aos alunos interagir com o conteúdo de maneira criativa e crítica. Além disso, a experiência evidenciou a relevância do diálogo constante entre professores e alunos para aprimorar a construção do conhecimento.