Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINAS DE MEMES GEOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA METODOLOGIA PARA APRENDER GEOGRAFIA COMO PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA E. E. F. M. PROFª. MARGARIDA LOPES, SANTA MARIA, RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104511
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2134
    "inscrito_id" => 971
    "titulo" => "OFICINAS DE MEMES GEOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA METODOLOGIA PARA APRENDER GEOGRAFIA COMO PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA E. E. F. M. PROFª. MARGARIDA LOPES, SANTA MARIA, RS"
    "resumo" => "No contexto do ensino médio, na disciplina de Geografia, mediante o Programa Residência Pedagógica, explorou-se a construção do ser docente e práticas pedagógicas inovadoras que atendessem às demandas contemporâneas. A partir disso, a oficina "Memes na Geografia" foi aplicada como abordagem didática no ensino de geografia. Autores como Freire, Emanuel, Oliveira e Santos embasaram a abordagem do trabalho pedagógico. A partir desses, destacou-se a importância das práticas pedagógicas multimodais, como o uso de memes, para engajar os alunos na aprendizagem. Também baseou-se na ideia de inteligência coletiva e participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A metodologia envolveu a aplicação da oficina "Memes na Geografia", em que os alunos exploraram o uso de memes para abordar o conteúdo de "Fases do Capitalismo". Foram utilizados questionários para coletar dados sobre a percepção dos alunos em relação à prática, suas experiências prévias com memes e sua compreensão dos conteúdos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos já tinham conhecimento prévio sobre memes, mas poucos haviam vivenciado práticas pedagógicas com memes antes. A oficina pedagógica foi considerada por 83,3% dos alunos como uma ampliação do aprendizado sobre o conteúdo. A produção dos memes também foi bem recebida, com apenas 11,1% dos alunos relatando dificuldades. Desse modo, a oficina "Memes na Geografia" contribui com ensino, pois permitiu aos alunos interagir com o conteúdo de maneira criativa e crítica. Além disso, a experiência evidenciou a relevância do diálogo constante entre professores e alunos para aprimorar a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID971_TB2134_06102023123010.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEINY CAROLINA AMARANTE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JHEINY CAROLINA"
    "autor_email" => "jheiny.amarante@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104511
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2134
    "inscrito_id" => 971
    "titulo" => "OFICINAS DE MEMES GEOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA METODOLOGIA PARA APRENDER GEOGRAFIA COMO PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA E. E. F. M. PROFª. MARGARIDA LOPES, SANTA MARIA, RS"
    "resumo" => "No contexto do ensino médio, na disciplina de Geografia, mediante o Programa Residência Pedagógica, explorou-se a construção do ser docente e práticas pedagógicas inovadoras que atendessem às demandas contemporâneas. A partir disso, a oficina "Memes na Geografia" foi aplicada como abordagem didática no ensino de geografia. Autores como Freire, Emanuel, Oliveira e Santos embasaram a abordagem do trabalho pedagógico. A partir desses, destacou-se a importância das práticas pedagógicas multimodais, como o uso de memes, para engajar os alunos na aprendizagem. Também baseou-se na ideia de inteligência coletiva e participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A metodologia envolveu a aplicação da oficina "Memes na Geografia", em que os alunos exploraram o uso de memes para abordar o conteúdo de "Fases do Capitalismo". Foram utilizados questionários para coletar dados sobre a percepção dos alunos em relação à prática, suas experiências prévias com memes e sua compreensão dos conteúdos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos já tinham conhecimento prévio sobre memes, mas poucos haviam vivenciado práticas pedagógicas com memes antes. A oficina pedagógica foi considerada por 83,3% dos alunos como uma ampliação do aprendizado sobre o conteúdo. A produção dos memes também foi bem recebida, com apenas 11,1% dos alunos relatando dificuldades. Desse modo, a oficina "Memes na Geografia" contribui com ensino, pois permitiu aos alunos interagir com o conteúdo de maneira criativa e crítica. Além disso, a experiência evidenciou a relevância do diálogo constante entre professores e alunos para aprimorar a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID971_TB2134_06102023123010.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEINY CAROLINA AMARANTE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JHEINY CAROLINA"
    "autor_email" => "jheiny.amarante@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

No contexto do ensino médio, na disciplina de Geografia, mediante o Programa Residência Pedagógica, explorou-se a construção do ser docente e práticas pedagógicas inovadoras que atendessem às demandas contemporâneas. A partir disso, a oficina "Memes na Geografia" foi aplicada como abordagem didática no ensino de geografia. Autores como Freire, Emanuel, Oliveira e Santos embasaram a abordagem do trabalho pedagógico. A partir desses, destacou-se a importância das práticas pedagógicas multimodais, como o uso de memes, para engajar os alunos na aprendizagem. Também baseou-se na ideia de inteligência coletiva e participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A metodologia envolveu a aplicação da oficina "Memes na Geografia", em que os alunos exploraram o uso de memes para abordar o conteúdo de "Fases do Capitalismo". Foram utilizados questionários para coletar dados sobre a percepção dos alunos em relação à prática, suas experiências prévias com memes e sua compreensão dos conteúdos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos já tinham conhecimento prévio sobre memes, mas poucos haviam vivenciado práticas pedagógicas com memes antes. A oficina pedagógica foi considerada por 83,3% dos alunos como uma ampliação do aprendizado sobre o conteúdo. A produção dos memes também foi bem recebida, com apenas 11,1% dos alunos relatando dificuldades. Desse modo, a oficina "Memes na Geografia" contribui com ensino, pois permitiu aos alunos interagir com o conteúdo de maneira criativa e crítica. Além disso, a experiência evidenciou a relevância do diálogo constante entre professores e alunos para aprimorar a construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.