A infraestrutura de um ambiente de ensino aliada a uma diversidade de recursos pode garantir segurança, conforto e bem-estar para quem faz parte de uma comunidade escolar. Conhecer os diferentes espaços escolares também amplia o leque de possibilidades pedagógicas para a aprendizagem. Diante desta compreensão, o presente trabalho visa investigar como estão estruturados os espaços físicos da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. Antônio de Souza seguindo o Plano Nacional de Ensino (PNE) e suas metas, objetivos e diretrizes a serem cumpridos pelas instituições de ensino no Brasil. Para isso, seguimos uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória a partir de um estudo de caso. A coleta e análise dos dados se deu por meio da observação e comparação do que foi observado com os critérios de infraestrutura física estabelecidos pela PNE 2014-2024. Entre os resultados, identificamos que a escola Dr. Antônio de Souza vem passando por mudanças significativas em seus modelos de ensino e em suas estruturas físicas, o que a viabilizou e a transformou no espaço escolar de referência que é conhecido hoje. Porém, foram identificadas carências na estrutura que comprometem não somente a qualidade do ensino, mas a própria saúde da comunidade escolar. Novos estudos sobre o aproveitamento dos profissionais quanto aos ambientes disponíveis podem contribuir para um aprofundamento dos nossos estudos e servir como base para os próximos planos de atuação da escola.