O trabalho consiste em apresentar os relatos da experiência da sala de aula do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual em São Miguel dos Campos – Alagoas da 2ª Gerência Regional de ensino durante o Projeto Residência Pedagógica - CAPES/UNEAL, subprojeto Ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura. No módulo 1 do projeto, realizamos oficinas de leitura e produção de textos literários com os estudantes, considerando o planejamento de uma sequência didática, produzida a partir de discussões coletivas e orientação da preceptora/orientadora. Tivemos como referencial teórico Schneuwly e Dolz (2004), Geraldi (2011) e Köche e Marinello (2021). Na oficina, realizada em sala de aula, foi trabalhado o poema O Cântico da Terra, de Cora Coralina, considerando a multiplicidade de sentidos produzidos e as figuras de linguagem constitutivas desse gênero discursivo. Organizamos os estudantes em grupos com a finalidade de fazer leituras coletivas, refletir sobre as características composicionais do gênero e produzir poemas autorais. Dessa forma, foi possível proporcionar a articulação entre a reflexão sobre os efeitos de sentido produzidos no poema de Cora Coralina e a produção com os gêneros textuais, despertando o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo de autoria dos/as estudantes.