Este trabalho tem como objetivo analisar o vocabulário de livros de literatura infantil e infantojuvenil (em português brasileiro, originais ou traduzidos) com personagens com a Trissomia do Cromossomo 21 (síndrome de Down) a partir do pareamento deste vocabulário com o conteúdo dos dicionários indicados para a mesma faixa etária dos leitores destes livros, tendo como base a lexicografia pedagógica e a aquisição de vocabulário por meio da leitura. Os resultados advindos do levantamento de dados corroboram a estimar as possibilidades de compreensão em leitura a partir da facilidade ou dificuldade do vocabulário utilizado nos textos, tendo em vista a aparição ou não deste vocabulário nos dicionários. Ao observarmos a quantidade de palavras dos textos ausentes nos dicionários pesquisados, identificamos que 26% dos textos analisados possuem mais de 10% das palavras não contempladas nos dicionários pesquisados. Tendo em vista aspectos psicolinguísticos como idade de aquisição, frequência, complexidade da palavra e a lexicografia pedagógica - a qual propõe que os dicionários estejam de acordo com o nível de ensino do leitor - e, ainda, que o público para o qual os livros do corpus são endereçados estão na faixa etária a partir dos 6 anos de idade, ou seja, fazem parte do grupo contemplado pelos dicionários de Tipo 1 e Tipo 2 (em processo de alfabetização inicial e/ou em fase de consolidação), a falta de palavras dos textos analisados nos dicionários pode resultar em um obstáculo para a compreensão.