Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O VOCABULÁRIO DE LIVROS INFANTIS COM PERSONAGENS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO PARÂMETRO DOS DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103457
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 918
    "inscrito_id" => 2649
    "titulo" => "O VOCABULÁRIO DE LIVROS INFANTIS COM PERSONAGENS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO PARÂMETRO DOS DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o vocabulário de livros de literatura infantil e infantojuvenil (em português brasileiro, originais ou traduzidos) com personagens com a Trissomia do Cromossomo 21 (síndrome de Down) a partir do pareamento deste vocabulário com o conteúdo dos dicionários indicados para a mesma faixa etária dos leitores destes livros, tendo como base a lexicografia pedagógica e a aquisição de vocabulário por meio da leitura. Os resultados advindos do levantamento de dados corroboram a estimar as possibilidades de compreensão em leitura a partir da facilidade ou dificuldade do vocabulário utilizado nos textos, tendo em vista a aparição ou não deste vocabulário nos dicionários. Ao observarmos a quantidade de palavras dos textos ausentes nos dicionários pesquisados, identificamos que 26% dos textos analisados possuem mais de 10% das palavras não contempladas nos dicionários pesquisados. Tendo em vista aspectos psicolinguísticos como idade de aquisição, frequência, complexidade da palavra e a lexicografia pedagógica - a qual propõe que os dicionários estejam de acordo com o nível de ensino do leitor - e, ainda, que o público para o qual os livros do corpus são endereçados estão na faixa etária a partir dos 6 anos de idade, ou seja, fazem parte do grupo contemplado pelos dicionários de Tipo 1 e Tipo 2 (em processo de alfabetização inicial e/ou em fase de consolidação), a falta de palavras dos textos analisados nos dicionários pode resultar em um obstáculo para a compreensão."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2649_TB918_31082023151307.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VINHAS GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.vinhas@estudante.uffs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103457
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 918
    "inscrito_id" => 2649
    "titulo" => "O VOCABULÁRIO DE LIVROS INFANTIS COM PERSONAGENS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO PARÂMETRO DOS DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o vocabulário de livros de literatura infantil e infantojuvenil (em português brasileiro, originais ou traduzidos) com personagens com a Trissomia do Cromossomo 21 (síndrome de Down) a partir do pareamento deste vocabulário com o conteúdo dos dicionários indicados para a mesma faixa etária dos leitores destes livros, tendo como base a lexicografia pedagógica e a aquisição de vocabulário por meio da leitura. Os resultados advindos do levantamento de dados corroboram a estimar as possibilidades de compreensão em leitura a partir da facilidade ou dificuldade do vocabulário utilizado nos textos, tendo em vista a aparição ou não deste vocabulário nos dicionários. Ao observarmos a quantidade de palavras dos textos ausentes nos dicionários pesquisados, identificamos que 26% dos textos analisados possuem mais de 10% das palavras não contempladas nos dicionários pesquisados. Tendo em vista aspectos psicolinguísticos como idade de aquisição, frequência, complexidade da palavra e a lexicografia pedagógica - a qual propõe que os dicionários estejam de acordo com o nível de ensino do leitor - e, ainda, que o público para o qual os livros do corpus são endereçados estão na faixa etária a partir dos 6 anos de idade, ou seja, fazem parte do grupo contemplado pelos dicionários de Tipo 1 e Tipo 2 (em processo de alfabetização inicial e/ou em fase de consolidação), a falta de palavras dos textos analisados nos dicionários pode resultar em um obstáculo para a compreensão."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2649_TB918_31082023151307.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VINHAS GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.vinhas@estudante.uffs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o vocabulário de livros de literatura infantil e infantojuvenil (em português brasileiro, originais ou traduzidos) com personagens com a Trissomia do Cromossomo 21 (síndrome de Down) a partir do pareamento deste vocabulário com o conteúdo dos dicionários indicados para a mesma faixa etária dos leitores destes livros, tendo como base a lexicografia pedagógica e a aquisição de vocabulário por meio da leitura. Os resultados advindos do levantamento de dados corroboram a estimar as possibilidades de compreensão em leitura a partir da facilidade ou dificuldade do vocabulário utilizado nos textos, tendo em vista a aparição ou não deste vocabulário nos dicionários. Ao observarmos a quantidade de palavras dos textos ausentes nos dicionários pesquisados, identificamos que 26% dos textos analisados possuem mais de 10% das palavras não contempladas nos dicionários pesquisados. Tendo em vista aspectos psicolinguísticos como idade de aquisição, frequência, complexidade da palavra e a lexicografia pedagógica - a qual propõe que os dicionários estejam de acordo com o nível de ensino do leitor - e, ainda, que o público para o qual os livros do corpus são endereçados estão na faixa etária a partir dos 6 anos de idade, ou seja, fazem parte do grupo contemplado pelos dicionários de Tipo 1 e Tipo 2 (em processo de alfabetização inicial e/ou em fase de consolidação), a falta de palavras dos textos analisados nos dicionários pode resultar em um obstáculo para a compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.