Quando olhamos para o processo de formação de futuros docentes, não podemos mais aceitar que a mesma se dê de forma estática e passiva. Isso porque o processo de formação precisa oportunizar a “[...] construção de conhecimentos profissionais adequados a sua evolução enquanto futuro professor”. (PERRENOUD, 2000, p. 205) De maneira geral, a profissão docente requer de o futuro professor um repensar diário de sua prática pedagógica. Neste sentido, ao submeter-se ao processo de formação, o licenciando precisa adquirir habilidades capazes de ampliar suas perspectivas atuação, pelo aprofundando de conhecimentos e saberes. Neste caminhar, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), previsto nas entrelinhas Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), vem proporcionando vivências significativas que permitem ao licenciando ser inserido no real cotidiano das escolas públicas de educação básica (BRASIL, 2009). Reinserção essa, acompanhada por um profissional qualificado, que orienta e supervisiona a atuação do licenciando na escola campo, favorecendo a experimentação de vivências que o permita refletir sobre as teorias trabalhadas nos cursos de licenciatura, numa perspectiva prática. No caso do PIBID que está sendo desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba/SP (FAC-FEA), tem promovido a inserção dos licenciandos do em uma Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), localizada na cidade de Araçatuba/SP. Esta escola possui 512 estudantes, que frequentam turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Atende, ainda, estudantes da Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A participação nas atividades da escola campo tem favorecido aos licenciandos conhecer o cotidiano escolar, suas demandas, as práticas docentes em diferentes turmas, os projetos de recuperação e reforço, mas, especialmente, refletir, planejar e implementar ações que favoreçam o desenvolvimento da competência leitora junto aos estudantes da escola, eixo norteador do subprojeto do PIBID da FAC-FEA/SP. Assim, semanalmente, os licenciandos se envolvem em atividades na escola campo, dedicando-se ao desenvolvimento de diferentes práticas leitoras, tais como: rodas de leitura, leitura compartilhada, leitura coletiva, leitura deleite, leitura oral, leitura silenciosa, entre outras. Essas práticas são planejadas e discutidas em encontros semanais com as professoras supervisoras, que colaboram na definição dos gêneros a serem trabalhados, na definição dos recursos a serem usados e das estratégias de leitura implementadas. Participam também de encontros quinzenais com a coordenação institucional. Cabe destacar que a “[...] leitura é uma atividade complexa, em que o leitor produz sentidos a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos”. E por ser uma atividade que produz sentidos, necessita promover momentos de aprendizagem e de prazer, favorecendo de maneira efetiva o desenvolvimento da competência (fluência) leitora. (CAFIERO, 2020, p. 8). Destaca-se que o objetivo geral das atividades implementadas pelo PIBID na escola campo é “Construir um Trabalho Colaborativo entre o curso de Pedagogia da FAC-FEA e uma instituição de Ensino da Rede Pública Municipal de Araçatuba/SP participante do projeto, elaborando e desenvolvendo atividades educacionais e de investigação, problematização, análise e reflexão teórica, a partir das realidades vivenciadas, com ênfase no desenvolvimento da competência leitora junto aos estudantes da escola”. Tem como objeto de estudo o desenvolvimento de condições favoráveis de formação permanente do licenciando do curso de Pedagogia da FAC-FEA, viabilizando troca de experiências e busca de soluções para os problemas do complexo cotidiano escolar, promovendo conjuntamente melhorias para o desenvolvimento da competência leitora nos estudantes da escola. Quanto ao enfoque metodológico, o desenvolvimento das ações planejadas tem sido discutido nas reuniões semanais entre as professoras supervisoras e os licenciandos, tendo em vista traçar planos de ação pedagógica pela definição das técnicas de leitura, dos recursos a serem utilizados, das estratégias didáticas, que correspondam às necessidades reais dos estudantes da escola campo, com foco no desenvolvimento da competência leitora. Além dos encontros semanais, ainda ocorre quinzenalmente as reuniões formativas com a participação dos licenciandos, professoras supervisoras e a coordenadora institucional, para discussão e reflexão em relação as ações planejadas e implementadas, promovendo, também, o aprofundamento teórico. Quanto aos resultados, até o presente momento as ações/atividades planejadas e desenvolvidas tem favorecido o trabalho colaborativo entre o curso de Pedagogia da FAC-FEA e a escola campo atendida, prática esta que se mostra enriquecedora para os licenciandos e estudantes da escola campo. Também tem colaborado para o desenvolvimento de vivências formativas favoráveis aos licenciados, especialmente, no que se refere ao desenvolvimento da competência leitora pelos estudantes da escola pública, por meio da possibilidade de articulação da teoria com a prática. Como considerações finais destaca-se que a participação nas atividades do PIBID tem favorecido aos licenciandos experiências únicas e enriquecedoras. Isto porque o coloca em contato direto com a realidade efetiva da escola pública de educação básica. De maneira geral, as ações do PIBID tem ampliado o repertório de conhecimentos dos licenciandos, estimulando à inovação, à ética profissional, à criatividade, à inventividade e à interação com os pares e com a equipe escolar da escola campo, mostrando a importância do PIBID enquanto efetiva política pública de formação de professores (BRASIL, 2009). Por fim, as atividades implementadas pelos licenciandos têm promovido melhorias das habilidades de leitura e na compreensão leitora dos estudantes da escola campo, mostrando a importância do trabalho colaborativo entre a escola pública e as instituições de ensino superior.